Como Construir uma Estufa Tipo Tunel

É muito simples construir uma Estufa Tipo Túnel – faça você mesmo!

A Lona tipo Túnel é uma estrutura muito simples e eficaz no cultivo de verduras como a couve, rúcula ou espinafre – principalmente no cultivo do morango utilizando o plástico para estufa tipo túnel leitosa. Esse tipo de estrutura pode ser utilizada inclusive para construção de uma micro-estufa temporária – para manter o cultivo de alimentos e flores inclusive durante o inverno.

Esse tipo de solução para Túnel Baixo para Estufa é bastante simples e robusta, tendo a vantagem de não ser necessário mão-de-obra especializada para sua montagem e ter um baixo custo.

Etapa 1: Reúna seus Materiais

Você precisará:

  • Canos de PVC
  • Estacas de Vergalhões
  • Plastico para Estufa tipo Túnel
  • Serra Tico-Tico
  • Carretel de Barbante
  • Martelo

Etapa 2: Dobre seus Canos Cortados

Ao usar o cano de PVC, não é necessário nenhum trabalho de preparação. O cano é facilmente dobrado à mão e fixados no chão. Recomendamos que a medida do cano dobrado seja compatível com a largura da lona para estufa tipo túnel e a quantidade de arcos de cano compatível com o comprimento da estufa tipo túnel.

Etapa 3: Esboço da Estufa de Túnel Baixo


Marque 6 pequenos buracos no chão, onde cada extremidade dos três aros será fixada em sua própria estaca de vergalhão.

Etapa 4: Martele o Vergalhão no Chão

Agora que você tem seus buracos descritos, bata seu vergalhão em seus buracos. Cada vergalhão deverá ter metade do seu corpo acima do solo e metade enterrado na terra.

Etapa 5: Amarre uma Âncora de Vergalhões


Agora, pegue um pequeno pedaço de barbante e amarre um pequeno laço no meio de cada estaca de vergalhão.

Etapa 6: Coloque seus Arcos no Lugar


Fixe seus aros sobre os vergalhões, amarrando os mesmos com o barbante para auxiliar na fixação. Agora você tem a estrutura da sua estufa de baixo túnel.

Etapa 7: Amarre uma Linha sobre os Aros

Crie uma linha de barbante sobre a estrutura, amarrando o fio interligando o centro superior de cada aro. Certifique-se de que sua linha fique bem tracionada. Esta linha ligará os topos dos seus aros e ajudará a apoiar o seu plástico quando o colocar sobre a estrutura.

Etapa 8: Hora de Colocar o Plástico

Estique o plástico sobre os aros e o cordão, certificando de que o filme esteja bem distribuido em todos os lados. Nos dois lados compridos da estrutura, o plástico deve chegar ao chão, mas na parte frontal e traseira você deverá deixar uma folga.

Etapa 9: Amarre as Extremidades

Separe duas estacas de vergalhões. Um será usado na frente do túnel e um na parte de trás. Posicione-se na frente do túnel, de frente para o primeiro arco, olhando para o comprimento do túnel. Haverá uma sobra de plástico extra nesta extremidade. Agora, afaste-se do aro e insira uma estaca do vergalhão no chão, centralizada no meio do aro, mas a poucos metros dele. Em seguida, pegue um pedaço de barbante e amarre firmemente na sua estaca recém-colocada. Tracione bem para segurar a extremidade do túnel no lugar. Uma opção ainda mais robusta seria usar um kit de fios e parafusos de tensão para essa etapa. Você pode então pegar o plástico sobressalente, torcê-lo um pouco, enrolá-lo ao redor do vergalhão (sentado em cima do fio que você acabou de amarrar) e amarrá-lo no lugar com algum fio. Repita todo este processo no final do túnel.

Etapa 10: Amarre o Plástico da Estufa de Túnel Baixo

A melhor forma de fazer a amarração da estufa é com um auxiliar, ou seja, com pelo menos duas pessoas. O conceito básico é que você e seu parceiro se posicionem em cada um dos lados da estufa e joguem o barbante  sobre a estufa passando o fio através dos anéis de ancoragem amarrados em volta de cada estaca de vergalhão.

Este modelo de estufa é bastante simples e funcional. Por conta do tamanho da estufa baixa tipo túnel, o manuseio da mesma demanda que seja feita abaixado. Mesmo assim essa estufa de baixo túnel tem o tamanho o suficiente para que se possa facilmente adentrar e cuidar das plantações no solo e / ou regar as plantações em bandejas.

Amarrando o Plástico em sua Estufa de Baixo Túnel (Descrição em Profundidade):

Para iniciar o processo, corte um pedaço longo de fio. Então, pegue seu amigo e fique de pé em ambos os lados do túnel na frente e nas extremidades traseiras. Pegue seu barbante e amarre uma ponta no pequeno laço de barbante amarrado ao redor do vergalhão no canto superior do túnel. Agora, passe o fio por cima do aro para o seu amigo, onde ele irá passar o mesmo por dentro através do pequeno laço no vergalhão no seu canto. Na sequência peça a seu parceiro que passe o fio de volta para você através do túnel, e então você pode alimentá-lo através do “loop” no vergalhão segurando o próximo aro (no meio) no lugar. Vai surgir uma grande linha diagonal sobre o plástico.

Agora passe de volta para o seu amigo e faça com que ele o alimente pelo laço na base do aro central do seu lado, criando uma linha que mantenha o plástico no lugar a apenas alguns centímetros do aro e paralelo a ele, e então faça com que passem para você e você vai mais uma vez alimentá-lo através do mesmo “loop” novamente ao seu lado. Agora deve haver uma linha paralela ao aro de cada lado dela.

Agora, passe o fio novamente para o seu amigo e peça para ele ir até o último arco, passar o laço na estaca final do vergalhão, devolvê-lo para você, e você o alimenta através do “loop” no vergalhão segurando o aro final do seu lado. Você está agora no canto mais distante do túnel, e só precisa amarrar o fio. Faça isso apertando primeiro a linha e, em seguida, amarre-a no laço final (aquele pelo qual você acabou de passar o fio),se um nó que seja resistente, mas que lhe permitirá voltar e amarrá-lo novamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *