O Filme Mulching – Tudo o que Você precisa Saber

O Filme Mulching Proporciona Melhores Resultados nas Lavouras

A utilização de FILME MULCHING (clique e compre aqui), é uma técnica agrícola que proporciona melhores resultados nas lavouras. Isso porque o plástico, que pode ser de diferentes tonalidades, forma uma barreira física que protege o cultivo. A cobertura do filme plástico foi desenvolvida pela primeira vez por cientistas japoneses na década de 1950, para uso em culturas hortícolas. Segundo o site Wikipedia.com, no mundo inteiro mais de 6.500.000 m2 das terras agrícolas utilizam o polietileno como ferramenta de produção agrícola. Portanto o Mulching faz parte do Blog Momento Agro do Brasil

Os filmes mulching são próprios para alterar a temperatura do solo e limitar o crescimento de ervas daninhas. Ainda evitam a perda de umidade e melhoram o rendimento da colheita, bem como a precocidade no desenvolvimento. Ainda assim, devido à sua espessura, uso de pigmentos e sua exposição à alta irradiação solar, os filmes de cobertura requerem estabilizadores térmicos e de luminosidade adequados com resistência química intermediária.

Na China, o uso do Plástico Mulching aumentou entre 20% a 50% o rendimento da safra de grãos. Por isso o material desempenha um papel fundamental na garantia do fornecimento de produtos agrícolas.

mulching o que é
mulching o que é

Entre os benefícios dessa técnica estão:

  • Diminuição de pragas e infestações diversas;
  • Controle da umidade e temperatura do solo evitando danos ocasionados por fatores climáticos;
  • Evitar o contado direto das hortaliças com o solo, crescimento uniforme do plantio;
  • Redução dos gastos;
  • Redução da perda de água do solo e manutenção dos nutrientes;
  • Facilidade e economia de água na irrigação;
  • Evita a lixiviação (retirada dos nutrientes do solo pelas chuvas);
  • Desinfecção do solo antes da semeadura;
  • Crescimento mais rápido dos vegetais;

Outros Benefícios do Plástico Mulching

Além dos benefícios destacados acima, podemos relacionar ainda:

  • Antecipação do Plantio: A utilização da cobertura plástica altera a temperatura do solo. Coberturas escuras e coberturas claras bloqueiam a luz solar aquecendo o solo. Portanto permitem o plantio antecipado, estimulando o crescimento mais rápido no início do período de desenvolvimento. O Mulch Branco reflete o calor solar e reduz a temperatura da terra. Essa redução de temperatura pode ajudar a estabelecer plantas no verão, quando o solo mais frio pode ser necessário.
  • Melhor qualidade de colheita: As coberturas de plástico estimulam a continuidade do amadurecimento das frutos do solo. Esta redução no contato com o solo diminui a podridão dos frutos e legumes e os mantém limpos. Isso é benéfico para a produção de morangos, por exemplo.
  • Redução na Compactação do Solo: A cobertura de plástico que cobre o solo diminui o efeito de crostas formados pela chuva e da luz solar. A redução na quantidade de ervas daninhas também significa uma menor necessidade de cultivo mecânico. Além disso, o controle de plantas daninhas entre canteiros de plástico pode ser feito usando herbicidas aplicados diretamente e através de meios mecânicos. O solo sob a cobertura de plástico fica solto e bem arejado. Isso aumenta a quantidade de oxigênio no solo e ajuda na atividade microbiana.
  • Redução de Dano na Raiz: O uso de cobertura plástica cria uma área praticamente livre de ervas daninhas ao redor da planta, eliminando a necessidade de cultivo, exceto entre as fileiras de plástico. O dano da raiz associado ao cultivo é, portanto, eliminado. Devido a esses fatores, o uso de cobertura plástica pode levar a uma melhoria no crescimento geral da planta.

Durabilidade do Filme Mulching

Para garantir o rendimento das culturas, os filmes de cobertura precisam ser duráveis. Os estabilizadores de luz fornecem proteção contra irradiação solar e agrotóxicos. Dessa maneira o mulching, se manipulado com cuidado, pode durar de dois a quatro anos. Em síntese proporciona ao agricultor, praticidade, economia e excelência no produto.

As condições climáticas de cada região e os produtos que estão sendo cultivados, são fatores fundamentais para escolher que tipo de plástico (preto ou dupla face) que deverão ser utilizados para o bom desenvolvimento do cultivo.

Comercialização do Mulching

O Filme Mulching é fabricado no Brasil em medidas padrões de largura de 1,00 metros, 1,20 metros, 1,40 metros, 1,60 metros ou 1,80 metros. O comprimento disponibilizado pelos fabricantes são de 500 metros ou 1000 metros.

Mulching Preto

A lona preta por possuir elasticidade, ser resistente e durável, é de fácil manipulação, podendo se adaptar a quase todos os tipos de cultivo.

filme mulching
filme mulching

Para um melhor desempenho no cultivo, deve-se estar atento na hora de fazer a perfuração da lona plástica para colocar as mudas. Este procedimento serve para aumentar a vida útil do mulching no solo. Contudo o ideal é fazê-lo com um material abrasivo, e não rasgar com as mãos, faca, tesoura ou canivete. Além disso, uma sugestão é usar um cano de irrigação com a ponta cortada em formas de “dentes” como mostrado na foto abaixo:

plastico preto perfurado agricultura
plastico preto perfurado agricultura
mulching para morango
mulching para morango

A técnica do mulching com lona preta gerou ótimos resultados. Por exemplo nos plantio de: tomate cereja, morango, abacaxi, pimentão, hortaliças folhosas, pepino e tomate.

Mulching Dupla Face Preto e Branco Preço e Diferenciais

São muitas as vantagens da utilização de lonas plásticas para fazer uma barreira física na plantação. Dentre elas está a diminuição da amplitude térmica entre o dia e a noite, contribuindo para o cultivo das plantas e hortaliças sensíveis ao calor.

Neste segmento, a lona plástica dupla face (preta e branca), contribui efetivamente para o sucesso da colheita. Por isso ao se utilizar a cor branca para cima, a temperatura diminui significativamente. Portanto a torna muito viável para culturas no verão. Devido a sua alta refletividade, melhora a dispersão de luz fazendo que o vegetal e o fruto receba luz também no sentido ascendente. Isso faz com que o vegetal cresça  de forma uniforme.

Como a lona plástica dupla face, tem menor aquecimento quando exposto ao sol, ela também auxilia no combate à fungos, queima de folhas e cozimento dos frutos.

filme mulching preto e branco
filme mulching preto e branco

Para que o fruto cresça mais rápido, é necessário que o seu metabolismo aumente, isso só acontece quando a duração da fotossíntese aumenta. A técnica do mulching com a lona plástica preto e branco, auxilia também nesse processo, pois faz com que a luz solar seja refletida por mais tempo. Principais aplicações: morango, melão, tomate, abacaxi, uva, berinjela, pepino, alface e pimentão.

Como colocar o Mulching Plástico no Canteiro

Para iniciar a colocação é necessário retirar a terra cerca de 10 centímetros do canteiro. Essa terra deve ser reservada para cobrir as pontas da lona plástica.

Filme Mulching Preto e Branco

Após a retirada da terra, estique a lona primeiro em todo comprimento, e depois para os lados. Assim que a lona estiver bem esticada, coloque a terra, reservada anteriormente, sobre as laterais. É importante que a lona seja bem compactuada, evitando a entrada de vento e consequentemente o deslocamento da mesma. Uma dica, é fazer a colocação da lona plástica em horários que a incidência de vento seja menor, pois isso facilitará muito a fixação.                 

Fixada a lona, utilize um furador, que pode ser aquele citado anteriormente, deixando um espaço de 20 centímetros no mínimo.

Os buracos do mulching podem ser preenchidos com composto. Deve-se verificar na sua região qual composto é mais viável, pois evita que as folhas entrem em contato com plástico e queimem.

Além do controle da erva daninha e economia da água na irrigação, no momento da colheita a verdura fica limpa e com tamanho uniforme. Assim o sucesso da seu produto é garantido!

mulching dupla face preço
mulching dupla face preço

Desvantagens do Filme Mulching

A utilização da cobertura plástica Filme Mulching têm um custo maior do que o plantio em solo nu. Esses custos incluem equipamentos, o filme plástico usado como cobertura e mão-de-obra adicional durante a instalação e remoção de filmes de cobertura morta. O equipamento de aplicação especializada de Mulching deve ser usado para instalar leitos de plástico em um campo. Estas máquinas moldam o solo e aplicam o plástico ao solo preparado. Portanto a aplicação à mão é uma opção, mas é menos eficiente. De tal forma que a remoção da cobertura plástica também contribui para um custo mais alto, por meio de mão-de-obra e equipamentos adicionais necessários.

Além disso, os plásticos podem acumular no solo, uma vez que a remoção e o descarte correto desses plásticos são tecnicamente e economicamente onerosos. Esse acúmulo poderia causar tanto a redução do rendimento da colheita quanto os problemas ambientais. Apesar dos benefícios da tecnologia de cobertura de filme plástico, o uso do material plástico nas plantações produz grandes quantidades de resíduos plásticos. As contramedidas para a poluição de resíduos de filmes plásticos agrícolas são difíceis. Por conta do baixo padrão brasileiro, inviabilidade econômica na reciclagem e falta de políticas ambientais sérias.

O filme plástico mulching utilizado é composto principalmente de polietileno e, portanto, o filme não se degrada facilmente no solo. O problema é agravado pela baixa taxa de recuperação da cobertura de filme plástico, devido à mecanização do cultivo e à baixa espessura do material. Grandes quantidades de filme residual podem tornar as terras agrícolas inutilizáveis. Sendo assim, afeta o ambiente agrícola, principalmente através da redução do fluxo de água e nutrientes.

Plástico Mulching Biodegradável

Uma contra-medida muito importante para a redução da poluição de resíduos é a substituição do polietileno por um filme plástico biodegradável. Fabricantes de Filme Mulching em países desenvolvidos oferecem a possibilidade do polímero com conteúdo de base biológica que se degradam rapidamente no ambiente. Em suma, a vantagem: O agricultor não tem o trabalho de retirar o material após a colheita, podendo ará-lo diretamente – economizando tempo e dinheiro. Portanto é uma solução de grande potencial que se tornará dominante no futuro próximo.

No entanto, existem vários desafios enfrentados pela aplicação de filmes biodegradáveis ​​em larga escala, incluindo: melhorar sua qualidade física para operação de máquinas, aumentar a capacidade do filme de aumentar a temperatura do solo, preservar a umidade do solo e, finalmente, reduzir custos de produção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *