Filme Plastico para Estufa – Lona para Estufa e Filme Agricola para Estufa

A Lona Plastica para Estufa ou Filme Agrícola é ideal para a Plasticultura

O Filme Agrícola para Estufa (clique e compre aqui) é um filme plástico de PEBD – polietileno de baixa densidade fabricado para cobertura de viveiros, permitindo controle do microclima interno. Por isso o cultivo protegido através de Estufa Plástica é uma técnica muito utilizada na horticultura. Dessa maneira, o Cultivo Protegido com Estufas Plásticas é a solução ideal para fornecimento contínuo de produção agrícola de qualidade durante todo o ano, para atendimento de necessidades e exigências do consumidor brasileiro. Demonstramos como construir uma estufa do ZERO neste artigo aqui.

A Lona para Estufa pode ser utilizada para coberturas agrícolas, macro tuneis e também laterais de estufas.  Ainda pode ser utilizada para cobertura de secadores como castanha, olaria, madeira, etc. Portanto a decisão por um modelo de estufa deve ser tomada baseada na análise do mercado consumidor potencial. Dessa maneira é preciso calcular o retorno sobre o investimento de forma a assegurar a continuidade da produção.

filme plastico para agricultura e lona para estufa
filme plastico para agricultura e lona para estufa

Armazenagem da Lona para Estufas

Guarde o filme plástico da estufa em uma superfície lisa e seca, em um local fresco e protegido. Evite expor o filme armazenado em local onde incida sol e chuva diretamente sobre a lona. Conserve o material plástico protegido preservando sua vida útil.

Preparação para a Instalação do Filme Plastico para Agricultura

A instalação do filme plástico para estufa deve ocorrer preferencialmente no início da manhã, quando os ventos e a temperatura são mais brandos. O filme para estufa encolhe no frio e expande no calor. Por isso, a instalação no frio pode fazer com que o filme perca a tração conforme a temperatura aumente. Porém a instalação em períodos muito quentes pode causar estiramento e rasgo do filme em pontos de estresse.

Tipos de Estruturas do Filme Agricola para Estufas

ESTRUTURA DE MADEIRA

Se a madeira estrutural for tratada, NÃO utilize vernizes orgânicos ou oleosos. A superfícies de madeira deve ser lisa, por isso remova imperfeições que podem danificar a lona. O filme de polietileno não deve entrar contato com madeiras que estão soltando resinas.

ESTRUTURA DE METAL

Todas as partes metálicas que entram em contato com o filme de polietileno devem ser lisas e livres de ferrugem. É recomendável que se a estrutura se for feita com ferro, que seja galvanizado. O formato da estrutura da estufa deve permitir que o filme seja firmemente anexado à estufa, assegurando que o material não se desgastará em excesso com a ação do tempo.
De preferência, deve utilizar-se alumínio, poli-polipropileno ou fita de ripa para fixar película na estrutura.

Fechamento da Lateral da Estufa com Filme Plástico

A vedação da lateral da estufa com lona plástica agrícola permite a passagem e difusão da luz. Propicia desenvolvimento da plantação sem causar estiolamento, minimiza doença causada por fungos. Viabiliza ainda a redução de uso de agrotóxicos e defensivos agrícolas, além de permitir melhor controle de temperatura do microambiente – ótima para regiões quentes e culturas que demandam alta intensidade de luz.

Instalação do Filme Plástico

Ao desenrolar o filme, prenda a extremidade solta do rolo e desenrole-o carregando o rolo inteiro. Esse cuidado evita arrastar o filme sobre objetos pontiagudos que poderiam rasgar ou perfurar a lona plástica. Estique o filme suavemente e uniformemente sobre a estrutura. Tracione bem o material a fim de impedir que o filme se mova com a ação do vento. Cuidado para não tracionar exageradamente, o que pode resultar em rasgos quando em períodos frios, pois o filme encolhe em temperaturas mais baixas. Para estufas maiores, amarre a ponta do filme com uma corda (comprada separadamente) e arremesse para o outro lado da estufa. Puxe o plástico sobre a estufa com a corda até que o filme atravesse para o outro lado. Após a instalação, o filme pode se soltar e será necessário re-esticar o filme. Esse procedimento também pode ser necessário entre estações ou após fortes tempestades.

Reparos no Filme Plastico para Estufa

Para maximizar a vida útil da cobertura plástica, reparar prontamente todos os furos ou rasgos com fita adesiva projetada para uso em filmes de polietileno.

Controle da Temperatura na Estufa

Temperaturas de estufa acima de 45 graus Celsius podem enfraquecer o filme de polietileno e comprometer a estufa. Para evitar internamente a temperaturas subindo para níveis excessivos, a estufa deve ser bem ventilada com aberturas externas. Pode-se utilizar um ventilador ou sistema de refrigeração por evaporação para tal finalidade.

Evitar Umidade Excessiva na Lona Agricola Transparente

A umidade relativa do ambiente é influenciada por muitos fatores: densidade da planta e maturidade, práticas de irrigação, drenagem de piso, uso de concreto ou outras coberturas de solo que reduzam no solo evaporação de umidade, e troca de ar úmido quente interno para o ar mais frio do exterior. O uso do controle de gotejamento os filmes também podem ajudar a reduzir a adesão de gotículas de água, causada pela condensação da água na camada interna, cobrindo a água para que ela possa fluir para o chão ou para a calha.

Produtos Químicos Nocivos à Vida do Filme para Estufa

Deve-se evitar o contato do filme com produtos de PVC contendo “plastificantes” e cloro livre, que pode se deteriorar o filme para estufa. Observe que a queima de enxofre na estufa reduz significativamente a vida útil do filme e anula a garantia do material. Os produtos químicos listados abaixo são conhecidos por reduzir a vida útil do filme desativando os sistemas ultravioleta usados ​​para proteja os filmes da degradação por UV. Nunca pulverize produtos químicos diretamente no filme de estufa. São considerados produtos químicos nocivos para a lona plástica: Banrot, Bromoxynil, Captan, Chloropicrin, Cloro Gasoso, Cloro, Chlorpyrifos, Cooper Sulfate, Diazinon, Dienochlor, Ditiocarbomatos, Fluvalinato, Formetanato, Cloridrato, Iprodiona, Mancozeb, Metham Sódio, metomil, PNCB, Tiossulfato de Prata e Vinclozolina.

Questões a Serem Analisadas

  • Viabilidade Financeira;
  • Dimensionamento, Posição e Localização da Estufa;
  • Permitir Ventilação e ao mesmo tempo evitar Pragas e Doenças;
  • Cultivo a Ser Adotado.
lona plastica para estufa e plastico para estufa
lona plastica para estufa e plastico para estufa

Pré-Requisitos

Conhecer as condições da região é um fator fundamental para uma correta tomada de decisão na hora de implantar estruturas de estufas. Variáveis como luminosidade, condição climática, umidade e vento são muito importantes para determinar a escolha do material para laterais e cobertura da estrutura. Isto porque o filme plástico do revestimento é determinante para difusão da passagem de luz e como esta é recebida pelas plantas. No manejo, é preciso definir a rotina de irrigação, nutrição e controle de pragas e doenças de forma a otimizar a produtividade da lavoura.

Propriedades

O bom Filme agrícola é fotoseletivo, possuindo propriedade ótica especial que viabiliza maior produtividade minimizando danos causados por vetores de insetos como pulgões, mosca branca, trips e outras pragas. Por isso são Lonas Plásticas aditivadas bloqueando a entrada da luz ultravioleta, dificultando a visão desses insetos, impedindo a  permanência de pragas na estufa.

filme agricola para estufa
filme agricola para estufa

Vantagens

A Lona Plástica para Estufas permite a passagem de Luz e, diferentemente da  lona plástica tradicional, possui resistência contra defensivos agrícolas a base de enxofre, cobre, bromo e iodo.

Em relação ao cultivo a céu aberto, os benefícios são amplos. Como o controle do microclima interno na estufa, é possível reduzir os efeitos adversos de excesso de radiação solar. Por isso protege contra intempéries como chuva intensa, geada, granizo, etc. Para obtenção do resultado desejado é importante atentar na escolha correta do material a ser aplicado para revestimento da estrutura.

Sua aplicação permite economia no uso de defensivos. Dessa maneira é o filme mais indicado para o cultivo de orgânicos, contribuindo na produção de alimentos mais saudáveis.

Na Plasticultura, a estufa agrícola pode ser aplicada para cultivo protegido de cogumelos como agáricus e shiitaki – shitaki, horticultura convencional ou orgânica, hidroponia, ranicultura, piscicultura, incubatório de jacaré e avestruz e outras técnicas de cultivo.

Tipos de Lonas para Estufas Agrícolas

Lona Plástica para Estufa Tradicional

lona agricola transparente
lona agricola transparente

O Filme Agrícola Transparente Multicamada, 100% virgem. Possui proteções UVs e antioxidantes com aditivos para coberturas que requerem proteção sem deixar de receber luz solar. Lona para estufa produzida para culturas que demandam grande intensidade na produção de hortaliças e plantas ornamentais.

Filme agrícola plástico resistente ao rasgo, impacto e estiramento, propiciando facilidade na aplicação e manuseio. Por isso aplicação de resinas plásticas e aditivos de alta performance garante elevada resistência contra degradação pelo uso de defensivos agrícolas e radiação solar. Assim sendo, é utilizado para a cobertura e produção de morango, folhosas em regiões quentes, macro túneis, secadoras como olarias, madeiras e castanhas. Aplicado em toda cultura que demanda grande intensidade de luz. Portanto é um filme plástico ideal para túneis altos e baixos e para estufas, indicado para produção de hortaliças, flores, uvas, para secagem de café e cerâmica. Material com Espessura entre 100 a 150 micras e largura de 4 a 12 metros.

Lona Plástica para Estufa Difusora ou Difusor

lona para estufa de hortaliças
lona para estufa de hortaliças

O Filme Agrícola Difusor viabiliza o aprimoramento da difusão de luz. Material com aditivação com cristais distribuídos pelo filme através de tecnologia de ponta aplicada no material. Portanto, o balanceamento da intensidade luminosa espalha a luz por toda a estufa. Sendo assim, esta característica difusora permite maior intensidade da luz durante o dia, que distribui de forma uniforme os raios solares para todas as plantas. Filme plástico ideal para estufa de mudas, tomates, pimentão, hidroponia e frutas. Material com Espessura entre 100 a 150 micras e largura de 4 a 12 metros.

Lona Plástica para Estufa Branca Leitosa ou Lona Leitosa para Estufa

lona leitosa para estufa
lona leitosa para estufa

A Lona Plástica Branca Leitosa ou Filme Agrícola Leitoso é fabricado para culturas que demandam baixa intensidade de luz. Sua principal função é minimizar a radiação luminosa, aplicando um sombreamento uniforme. Por isso não deve bloquear nenhum comprimento de onda em relação a outro. Além disso reduz proporcionalmente a luminosidade em todas as faixas da radiação solar que incidem sobre o material com efeito da difusão da luz. Dessa maneira, permite um sombreamento uniforme e minimiza o calor interno na estufa. Filme plástico leitoso multicamada, 100% virgem, com proteções UVs e antioxidantes. Possui também aditivos para coberturas que requerem uma quebra de luz uniforme (principalmente em regiões muito quentes). Material ideal para túneis altos e baixos e para estufas, principalmente cultivos de morangos, samambaias, flores e plantas ornamentais. Portanto é um material com Espessura entre 100 a 150 micras e largura de 4 a 12 metros.

Lona para Estufas no Mercado Brasileiro

A Loja Online PAPERPLAST www.paperplast.com.br disponibiliza  a Lona Plástica Agrícola para Estufa para a plasticultura utilizando o polietileno de baixa densidade (PEBD). A média de translucidez do material é de 80%, ou seja, o filme retém apenas 20% da luz ambiente. O material é disponibilizado nas larguras de 4 metros, 6 metros, 10 metros e 12 metros. A largura varia entre 50 metros, 60 metros, 100 metros e 105 metros. Conta-se nos dedos de uma mão as indústrias brasileiras com capacidade para produzir filmes de larguras com 10 ou 12 metros. Por isso,fabricantes intermediários produzem filmes de largura máxima de 8 metros dada a limitação estrutural e de equipamento. Fabricantes  maiores tendem a ter um controle de qualidade superior e filmes de melhor qualidade.

Resultados da Lona Plástica para Estufa

A escolha de materiais de qualidade para a plasticultura – lonas plásticas para estufas ou filmes agrícolas plásticos para estufas é o fator determinante para o sucesso da produção. A partir daí cabe ao agricultor proceder o manejo de forma correta para obtenção do melhor resultado na lavoura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *