Fio Elétrico – Como Comprar o Material Ideal para Instalação Elétrica

Fio Elétrico – Como Comprar o Material Ideal para Instalação Elétrica

O fio elétrico utilizado numa instalação de energia precisa ser escolhido de forma correta, levando em consideração as especificações do material e indicações de uso, para que não sejam causados possíveis problemas como curto circuito, interrupção do sistema, incêndios ou prejuízos.

Saiba como comprar o material ideal para seu projeto de instalação elétrica, aqui neste artigo.

Ao realizar a escolha do fio elétrico é preciso ter muito cuidado, apesar de sua função ser a de conduzir a corrente elétrica de energia, se não for instalado da maneira adequada e de acordo com as especificações do material necessário, podem ser causados problemas que afetam a segurança e funcionamento dos aparelhos que puxam a carga para funcionamento.

Para escolher o tipo de fio elétrico é necessário entender que a intensidade da corrente exige uma espessura que possua boa resistência, ou seja, quanto maior a tensão elétrica, maior deve ser a espessura desse material.

cabo elétrico
fio elétrico

Fio elétrico: Quais os tipos e suas indicações?

Quando o assunto é fio elétrico, devemos ter em mente que há dois tipos desse material disponível no mercado, um é o fio elétrico rígido, e o segundo fio flexível – conhecido como cabo flexível.

Fio elétrico rígido

O fio elétrico rígido é fabricado a partir de um fio de cobre isolado com PVC, o qual é indicado para instalações que necessitam de um condutor sólido, como acontece em quadros de energia, chuveiro, lâmpadas, etc.

Esse tipo de material é utilizado quando a instalação precisa ser definitiva, normalmente, embutidas ou menos aparentes.

Fio elétrico flexível ou cabo flexível

O cabo flexível é fabricado a partir de fios de cobre entrelaçados em sua parte interna e isolados com PVC. Por ser um material bastante flexível, ele é ideal para instalações que necessitem de condutores de energia mais maleáveis, ou seja, que podem ser dobrados e passe facilmente em curvas.

O fio flexível pode ser utilizado em residências, simples indústrias, máquinas, elevadores, etc.

Ambos os fios elétricos possuem cores diferentes, as quais são utilizadas para ajudar na identificação das fases da rede elétrica. O fio azul indica que a fase da rede é neutra, o fio verde é o de proteção – fio terra, o vermelho, amarelo, cinza e branco são para as demais fases, por exemplo, 220 v ou 110 v, etc.

cabos elétricos
cabo elétrico

Especificações do fio elétrico

Há diversos tipos de isolamento de fio elétrico e cada um deles deve ser utilizado para um fim especifico. Podemos encontrar no mercado fios isolados em polietileno articulado – XLPE, borracha de silicone, fibra de vidro, polietileno – PE, cloreto de polivinila – PVC, etc.

O isolamento do fio é realizado com objetivo de suportar a tensão da corrente elétrica, portanto, quanto maior for a mesma, melhor deve ser o isolamento. Em instalações residenciais, por exemplo, fios que suportem as tensões entre 240 v a 600 v, são os mais indicados.

A espessura do fio elétrico pode atingir 1000 V ou mais, além disso, a mesma é apresentada de acordo com as normas regulamentadoras de energia no país, as quais são medidas em milímetros quadrados.

Jamais devem ser usados fios elétricos mais finos que o necessário na instalação, uma vez que, o uso incorreto pode causar acidentes graves, incêndios, interrupção da corrente de energia, etc.

Além disso, não se deve acumular fios nos mesmos dutos, pois a condução de corrente elétrica gera calor, e quando os fios estão próximos e mutuados, pode causar sérios danos à instalação. Nunca deixe passar mais de três fios condutores na mesma instalação e respeito o diâmetro necessário de acordo com as normas NBR5410.

Agora que sabe quais os tipos de fio elétrico, suas especificações e cuidados, pode realizar uma compra mais tranquila. Em casos de dúvida, converse com um atendente do estabelecimento ou loja virtual, na hora da compra. Além disso, sempre verifique na embalagem as informações de especificação e se há o selo do INMETRO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *