Lona para Silagem, absolutamente TUDO sobre como fazer Silagem e Silo

Um bom silo com Lona para Silagem evitará perdas nutricionais – Como Fazer?

Para produzir silagem de qualidade, você precisa tomar algumas medidas ao longo das diferentes fases do processo. partindo da utilização da LONA PARA SILAGEM PLÁSTICA DUPLA FACE (clique e compre aqui) adequada.  Quando feito corretamente, o procedimento evitará perdas nutricionais mantendo a característica de uma alimentação saudável. Por isso desenvolvemos um manual de como realizar um excelente silo utilizando Lona para Silagem – de milho, silo de milho, silagem de forrageira, silagem de cana, silagem de capim, silagem de sorgo forrageiro, etc. Temos um artigo explicativo de para comprar a melhor lona para silagem e lona para silo a venda: Escolher sua Lona Plástica para Silagem.

Primeiros Passos para utilizar Lona para Silo

O primeiro passo é escolher uma forragem adequada para sua região. Silagem de milho – silo de milho, silagem de cana, silagem de forrageira, silagem de capim, silagem de sorgo forrageiro, etc. De tal forma que tenha boa relação com o clima local com potencial de alta produtividade. Planeje antes de iniciar o processo, levando em conta as perdas que ocorrerão durante as etapas da silagem.

lonas para silagem
lonas para silagem

consumo de kg por animal x número animais x número de dias

Defina a quantidade, tipo e tamanho dos silos que você irá precisar. Dessa maneira você saberá o quanto precisará ser plantado. Em suma plantio para silagem de milho, silo de milho, silo de forrageira, silo de cana, silo de capim, silo de sorgo forrageiro, etc.

lona para silagem
lona para silagem

Escolhendo a hora certa para colher: Definindo a concentração de matéria seca na plantação é crucial no cultivo do milho, por exemplo, cuja a matéria seca deve variar entre 30% a 35% quando este terá açucares na medida suficiente para sua fermentação.

como fazer silagem
como fazer silagem

Uma simples verificação do estado dos grãos pode ajudá-lo a determinar o melhor momento para a colheita. Você também deve definir a altura do corte de gramíneas. No caso do milho o corte pela máquina para ensacar silagem é feito rente ao solo. Todavia quanto mais alto é o corte, maior a proporção de grãos e melhor a qualidade da silagem.

lona para silo
lona para silo

5 a 10 cm

Na Silagem

Definir o tamanho correto do material triturado é muito importante – deverão ter entre 10 mm a 20 mm cada partícula. Frações maiores que esse padrão torna a fermentação mais difícil e aumentam a oxidação. Por outro lado, partículas muito pequenas interferem na ruminação e causam distúrbios metabólicos entre os animais.

O uso do inoculante adequado aumenta a rentabilidade dos silos. O ph cai mais rápido limitando o crescimento de microrganismos indesejados, reduzindo as perdas de matéria seca e ajudando um melhor rendimento do silo como um todo.

Quanto mais compactado o silo, mais você reduz a quantidade de oxigênio dentro do material,  diminuindo o crescimento de microrganismos aeróbios na cultura. Dessa maneira o silo deve ser fechado o mais rápido possível.  Cada camada deve ter entre 15 a 30 cm de espessura, e quanto mais rápido o silo for fechado, menos tempo o material ficará exposto ao oxigênio.

lonas para silagem
lonas para silagem

Tome cuidado com os pneus dos tratores em contato com o material, pois estes podem contaminar todo o processo de silagem – carregando clostridia presente no solo e deteriorando o processo de silo, causando doenças no rebanho.

As boas práticas mostram que o tempo ideal necessário para fechamento do silo deve ser igual o no máximo 20% maior que o tempo de colheita.

lona de silo
lona de silo

O peso total dos tratores utilizados no silo devem corresponder a 40% do total do peso da forragem transportada em uma hora.

Fechamento do Silo

Um fechamento perfeito irá impedir a penetração de oxigênio danificando a silagem. Por isso recomentamos a utilização da LONA PLÁSTICA DUPLA FACE 200 MICRA com barreira comprovada de oxigênio.

Lonas para Silo de baixa qualidade podem degenerar rapidamente e permitir a passagem de ar. Eventualmente gerando perda de matéria devido à oxidação e proliferação de leveduras dos moldes. Dessa forma perdas na superfície podem afetar cerca de 35 cm da superfície do silo e causar distúrbios metabólicos para seu rebanho se não descartado.  A utilização da LONA PARA SILAGEM PLÁSTICA DUPLA FACE PAPERPLAST reduz essa perca a ZERO. Filmes feitos com polímeros de PEBD Aditivado bloqueiam a entrada de oxigênio 100x melhor do que filmes plásticos comuns.

Com o nível de PH e temperatura reduzida a silagem se torna estável e pode ser oferecida ao rebanho. Então para reduzir a deterioração aeróbia ao descarregar o silo, é recomendável fazer uma rápida progressão retirando 30 cm da superfície do silo, no mínimo, e no final analisar a qualidade do processo de ensilagem.

Você pode verificar o nível de compactação (densidade do silo), porcentagem de matéria seca, a temperatura e o ph e avaliar uma amostra de silagem estragada da superfície.

Estabilidade com Lonas para Silagem

Os micro-organismos envolvidos na ensilagem incluem bactérias benéficas (homolática, bactérias ácidas). Estas bactérias são prejudiciais (por exemplo, clostridia) e leveduras indesejadas e moldes. Em uma silagem de trincheira, o ar é eliminado pela respiração da planta e embalagem. Dessa maneira evita o crescimento de micróbios aeróbicos prejudiciais. Quando o ar é eliminado do silo, a produção do ácido começa e um pH baixo eventualmente reduz o crescimento de todas as bactérias. Uma quantidade limitada de aquecimento durante os primeiros dias de ensilingem é favorável porque é uma indicação de que as bactérias estão começando a fermentar.

No entanto, o aquecimento por períodos prolongados de tempo é uma indicação de que havia muito ar na ensilagem massa. O calor excessivo pode resultar em proteínas danificadas pelo calor, baixos valores de energia e baixa recuperação de matéria seca. Prevenir a degradação da silagem melhora a eficiência do confinamento. Por isso a prevenção da forragem garante a silagem de alta qualidade e palatabilidade para o gado.

Estabilidade Aeróbica na Lona de Silo

A estabilidade aeróbica na Lona de Silo é um termo que os nutricionistas usado para definir o tempo que a silagem permanece fresca. Silagem fresca não estraga depois de ser exposto ao ar. As silagens aerobicamente estáveis ​​são de boa qualidade. Em geral, silagens que estragam rapidamente quando expostas ao ar têm grandes quantidades de leveduras. São observadas mais de 100.000 a 1.000.000 colônias de leveduras por grama de silagem úmida.

Em contrapartida aqueles com baixos níveis de leveduras  possuem menos de 100 a 10.000 colônias de leveduras. Por isso silagens com baixo nível de leveduras permanecem estáveis ​​por longos períodos de tempo. Ironicamente, silagens que sofreram fermentação clostridial são muito estáveis ​​quando expostos ao ar. Isso ocorre porque eles têm altas concentrações de ácido butírico que é altamente antifúngico. No entanto, a silagem clostridial é indesejável. A perda de matéria seca e nutrientes são extremamente grandes quando esse tipo de fermentação ocorre.

Problemas em Silos de Superfície

Silagens que têm um cheiro forte de vinagre (ácido acético) também são geralmente muito estáveis ​​quando expostos ao ar porque o ácido acético é muito tóxico para leveduras e bolores. A ocorrência de níveis deste ácido em silagens é provavelmente muito baixa para ajudar muito na redução da deterioração aeróbica. Colhendo forragens em níveis de umidade ótimos (não muito seco), tamanho de partícula correto (não muito longo ou curto). Além disso a vedação rápida e alimentação adequada quantidades de silagem do silo a cada dia ajudarão a minimizar exposição da silagem ao ar. Remoção limpa e eficiente da silagem da face na trincheira também ajuda a minimizar o desperdício.

Temperaturas ambientes altas também estimularão a crescimento de micróbios de deterioração aeróbica. Se for detectado calor nos meses de ensilagem após o enchimento do silo é geralmente uma indicação de deterioração e redução do valor nutritivo. Dependendo do grau de deterioração, o gado pode comer menos e/ou ganhar peso mais lentamente.

Considerações Finais – Tudo sobre Silagem

Não esqueça, não é possível corrigir erros cometidos na silagem. Contudo é crucial entender o que aconteceu de errado e saber como melhorar para a próxima temporada. Portanto todas essas medidas se traduzem para mais lucro para o produtor. Por isso a chave é reduzir perdas que podem comprometer tudo sobre silagem.

tudo sobre silagem
tudo sobre silagem

Perdas de até 23% não são incomuns. A maior parte das perdas se dá no processo de fermentação e retirada do silo. Porém mesmo que algumas perdas não possam ser evitadas, elas certamente podem ser minimizadas simplesmente utilizando um inoculante adequado de qualidade, reduzindo perdas e aumentando lucros. Essa medida vai resultar em mais leite coletado por cada tonelada de ensilagem produzida.

Ao longo do processo de produção de silo você poderá prever resultados. Poderá ainda propor soluções para redução de perdas e aumento de lucros. Realizando os procedimentos acima sua silagem de sorgo, silo de milho, silagem e ensilagem de milho terão a qualidade necessária para seu rebanho ter a melhor alimentação.

2 thoughts on “Lona para Silagem, absolutamente TUDO sobre como fazer Silagem e Silo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *