Impermeabilização do Contrapiso com Lona Plastica Preta na Construção Civil

Lona Preta Plastica Impermeabilização Contrapiso na Construção Civil

Para proteção contra a ação da umidade e infiltração em obras de construção civil, é necessário realizar impermeabilização prévia com LONA PRETA PLASTICA (CLIQUE E COMPRE AQUI) – que evitará dor de cabeça no futuro. A água presente no solo com o decorrer do tempo vai infiltrando na estrutura. Porque o tijolo, a areia e o concretos são materiais porosos que acabam absorvendo umidade. Lembre-se de utilizar uma LONA PLÁSTICA PRETA de qualidade.

A infiltração e a passagem de umidade podem afetar esteticamente e estruturalmente a construção com rachaduras e comprometendo o acabamento.  Provocam ainda consequências negativas, inclusive de saúde, pois são ambientes propícios para mofo e ácaro. Isso acaba provocando problemas respiratórios nos residentes (rinite, bronquite e asma). Tudo isso se transforma num circulo vicioso na busca de uma solução de difícil correção, uma draga de dinheiro para o proprietário.

A Lona Plástica um material fabricado de polietileno de baixa densidade, muito fácil de aplicar e barato também, que poderá evitar que sua construção, piso ou lage tenham problemas de infiltração.

Impermeabilização do Contrapiso

No caso do contrapiso, não é necessário grandes preocupações com a espessura e nivelamento da concretagem. Isso se deve ao fato de que é a camada preliminar de concreto aplicada sobre a terra compactada. Observe com atenção as tubulações subterrâneas do projeto e rapidamente essa etapa estará finalizada em aproximadamente três dias. Portanto monitore a de esgoto que correrá pelo piso, conduítes para a parte elétrica e todo o sistema de aterramento. Para construção do contrapiso, faça um preenchimento com brita, instale canos coletores saindo pelo lado de fora dos baldrames.

impermeabilizacao do contrapiso
lona preta plastica

Para evitar o contato direto com a terra, a melhor forma de impermeabilizar sua obra é com a lona preta plástica – utilize filmes plásticos entre 150 a 200 micras, que é a medida de espessura do plástico. Portanto medidas inferiores podem não ser suficientes para uma vedação eficiente. Importante também é aplicar algum aditivo impermeabilizante no concreto, facilmente encontrado em lojas de materiais de construção.

lona preta para construcao
plastico lona preta

Quantidade de Lonas Pretas Necessária

Adquira no mínimo o dobro da área a ser concretada: o material ficará por baixo do contrapiso e o contornará por cima sob as vigas do baldrame. Além de tudo isso, devido à aplicação multiuso da lona plástica preta, os pedreiros na obra sempre acham alguma outra finalidade para o filme plástico (como cobertura de tijolos ou uma barraca improvisada) – portanto, lona plástica preta nunca é demais. Por isso é uma maneira barata e a mais segura de impermeabilização de uma obra.

É importante ainda, após a questão da impermeabilização, pensar no desnível dos cômodos em construção – a água escorrendo da cozinha sendo lavada para a sala é um defeito de construção gravíssimo.  Definir os níveis nesta fase é a garantia de economia de materiais no projeto.

Cuidado ao Escolher sua Lona Plástica

Tenha cuidado ao escolher sua lona plástica para impermeabilizar sua área. Lonas Plásticas de PEBD são fabricadas com materiais reciclados para baratear seu custo, e não há nada de errado nisso. Pelo contrário, é uma maneira ecologicamente correta de reduzir o volume de material descartado para uma finalidade viável. Porém materiais reciclados de maneira inadequada acabam virando lonas plásticas de baixa qualidade. Como resultado não atendem minimamente requisitos de qualidade, por isso um fornecedor confiável torna todo esse processo muito mais seguro. Temos um artigo dedicado ao tema Os Problemas mais Comuns com Lonas Plásticas.

Materiais de baixa qualidade deterioram com muita rapidez. Consequentemente não possuem resistência mecânica necessária, rasgam como se fossem um pedaço de papel velho. A escolha do material adequado com qualidade e economia é a melhor forma de que a preocupação com a impermeabilização da obra não seja um trabalho em vão.

3 thoughts on “Impermeabilização do Contrapiso com Lona Plastica Preta na Construção Civil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *