Lona Preta: O que é e para que Serve?

Usos e funções da Lona Preta Plástica

Ao decorrer da vida, em algum momento você possivelmente se deparou com a chamada lona preta, sim, aquela usada em pinturas, construções civis, casas, prédios, empresas, cobertura de objetos e em diversas outras situações.

A lota preta, é extremamente versátil e muito útil no dia a dia das pessoas, possui tipos, espessuras, objetivos que precisam serem entendidos, por isso separamos informações de extrema importância sobre o assunto para que tire todas as suas possíveis dúvidas e acrescente ao seu conhecimento um pouco mais sobre o material.

lonas pretas
lona preta

O que é lona Preta?

Bom, antes de iniciarmos a fala sobre o uso e os modelos da denomida lona preta, falaremos sobre o que é esse material muito usado em construções civis, no agronegócio e armazenamento.

As lonas pretas são um material de superfície lisa, feito de um produto chamado polietileno de baixa densidade preto e servem para auxiliar na impermeabilização de solos, superfícies e materiais.

A lona tem um baixo custo e apresenta muita versatilidade em seu uso, o que se torna uma das mais vantagens do material. Essa lona preta pode ser usada tanto em silos, forração de caminhões, quanto em reformas em geral, além de ser um excelente aliado da impermeabilização.

A lona preta é pertencente a um grupo chamado de lonas plásticas, que são materiais muito conhecidos e de multiuso, usada em diversas situações que tem como matéria prima o polietileno e ainda, existem as que são feitas de material reciclável, o que ajuda a diminuir o custo e ainda colaborar com a natureza.

Essas lonas plásticas podem ser encontradas no mercado da forma transparente ou colorida e possuem em sua composição um certo tratamento que protege contra raios ultravioletas, sendo cada vez mais eficazes em suas funções.

Os três tipos de lona preta e suas funções

Não existe apenas um tipo de lona preta e sim três categorias dela que variam espessura e objetivo, confira quais são abaixo:

Lona plástica preta leta: Essas são fabricadas com um material denominado PEBD (polietileno de baixa densidade) que possui uma finíssima espessura, comparado as sacolas usadas em supermercados por ser um material barato e descartável, sendo assim indicada para forrar e proteger superfícies de pó. Possui aproximadamente 50 micras de espessura.

Lona plástica preta intermediária: As intermediárias também são feitas de PEBD, só que com uma espessura média, comparada a outra. Essa é indicada para impermeabilizar pisos, revestimentos e outras superfícies que precisam ficarem secas e na cobertura temporária de casas. Tem em média a espessura entre 100 a 150 micra.

Lona plástica preta pesada: Também feita de PEBD, porém com uma espessura grande, a lona plástica preta pesada é aquela usada quando se exige bastante resistência, como na proteção contra intempéries ou tráfego de pessoas e de animais. Espessura entre 150 a 200 micra.

 

Lona preta para impermeabilização

A lona preta é uma grande aliada na impermeabilização, em suas mais variadas necessidades, desde o tapar a varanda de casa da chuva, até a impermeabilização na construção civil dos contra pisos.

Na construção civil é preciso realizar a impermeabilização contra umidade e a infiltração e isso precisa ser feito com antecedência para evitar futuros problemas no local e também evitar comprometer o projeto todo.

O solo possui muita água e com o passar do tempo, em uma construção acaba infiltrando água, ficando como vemos em vários casos, paredes rachando, chão afofando e outros sinais. Utilizar uma lona preta antes de iniciar o projeto te trará benefícios nesse quesito a longo prazo, porém lembre-se de contar com um material de qualidade.

Essas infiltrações que citamos acima, além de prejudicar toda a estrutura da obra, ainda traz malefícios a saúde de quem estiver por perto, desvantagens que não valem a pena serem encaradas.

Portanto, vale investir no uso da lona preta, fabricada com polietileno de baixa densidade, para impermeabilizar e proteger a construção. Além do baixo custo na aquisição, o material é de fácil manuseio, podendo ser usado por você mesmo.

Nas situações que a impermeabilização deve ser feita do contra piso, estar preocupado com nível, formas e outras preocupações do concreto são desnecessárias, já que será apenas a primeira camada.

Depois aplique a lona e confira se realmente foi aplicada em cada parte, uma a uma do local, para garantir a qualidade do serviço, deixando para trás as possibilidades de problemas a longo prazo.

A lona deve ser colocada para evitar o contato direto da construção com a terra, tendo em média de 150 a 200 micras, assim a umidade ficará presa a lona e não chegará a atingir o local.

Como decidir o tamanho necessário de lona

Cada pessoa usará a lona para uma especificação diferente, porém para poder conseguir definir de forma exata o tamanho da lona plástica que deve comprar é necessário medir o local onde a mesma será usada, se precisar, busque ajuda de um profissional, se for o objetivo cobrir materiais de construção ou coisas afim, é importante pedir sempre uma medida maior para que consiga uma cobertura eficaz.

Ter uma porcentagem de sobra do material é extremamente essencial para realizar amarrações, por exemplo.

Também há quem pretende forrar telhados de casas, nesse caso, é interessante uma lona do tamanho exato do local a ser coberto, para que tenha uma cobertura fixa e eficiente.

Para contra piso é importante adquirir pelo menos o dobro da medida da área para que seja feita as duas camadas necessárias.

Aplicações da lona preta na construção civil

Assim como em outros momentos, na construção civil um material que não pode faltar é a lona preta, já que lá ele tem diversas funções e utilidades. Listamos algumas necessidades da construção civil pela lona e separamos aqui abaixo para que confira, são elas:

Proteção de encostas;

Cobertura de materiais;

Sinalização de áreas de risco;

Cobertura de telhados, provisória;

Forro de solo em contra piso;

Construção de galpão em canteiros de obra;

Proteção de móveis e piso, na fase de pintura;

Forro de andaimes e fachadas em edifícios;

Cobertura de caçambas.

lona preta
lonas pretas

Aplicações da lona preta em pinturas

Você certamente já viu, mesmo que em filmes, alguém que fosse pintar uma casa, uma empresa ou qualquer outro lugar forrar o chão de lona preta não é mesmo?

Pois bem, uma das especialidades da lona é proteger o chão em momentos de renovar a pintura nas paredes, afinal é extremamente desagradável e perca de tempo atoa ter que passar horas esfregando o chão para tirar os resquícios de tinta não.

Para evitar situações desconfortáveis como a citada acima, os pintores usam a lona preta de menor espessura, que é a de 50 micras, forra-a ao chão, coloca algumas fitas nas pontas para que não solte e só então inicia a pintura, assim, depois de finalizado basta retirar a lona e terá um chão limpo como estava quando o serviço iniciou.

É interessante sempre comprar uma quantidade maior que o local onde será usado, quanto menos esticada a lona estiver, mais chances de ela não sair do lugar.

Outras funções para a lona preta

No decorrer deste artigo, de acordo com a apresentação de cada modalidade das lonas pretas já citamos algumas de suas usabilidades, porem a infinidade de possibilidades de uso dessas não acabam por aqui.

Esses materiais citados são extremamente versáteis e se encaixam em diversos lugares, portanto citaremos algumas situações aqui:

Proteção contra Chuva;

Proteção contra o Sol;

Proteção de Caçambas;

Armazenagem de Água Pluvial;

Revestimento de Forros e Telhados;

Camping;

Tendas Provisórias;

Impermeabilização do Solo;

Criar Divisórias;

Cobertura de Veículos;

Cobertura de caminhões;

Forração em Pinturas e muito mais.

Com tantas opções, diversificações, cores, tamanho e modelos, vale muito usar a criatividade e abusar das lonas plásticas em diversas situações, certamente os resultados serão incríveis e muito úteis.

Falando em tamanho de lona, você já deve ter se perguntado como escolher o tamanho certo não é mesmo? Então leia o tópico abaixo!

Como manter uma lona?

Como qualquer outro produto, as lonas de grandes espessuras, que serão usadas diversas outras vezes precisam receber cuidados para que não estrague no meio do caminho e te deixe na mão.

Portanto, após usar lembre-se de lavar a lona com água e sabão e ainda tentar ao máximo remover o excesso de água, para só depois então dobrá-la e guardá-la.

Esse cuidado serve para as lonas de maiores espessuras e que precisarão serem usadas posteriormente, como é o caso das que tapam materiais ou as que cobrem caminhões, mantendo os cuidados necessários terá o material sempre em mãos para uso quando desejar sem que precise comprar novamente.

Quanta informação sobre um material que muitas vezes já pensávamos saber tudo não é mesmo? Aqui percebemos quão versátil a lona preta é, quais seus tipos, suas definições, como e onde podemos usar cada tipo.

Agora invista na criatividade e use sem moderações esse material que pode fazer coisas incríveis e te ajudar muito no seu dia a dia, na sua construção, na sua pintura ou apenas em uma brincadeira no quintal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *