Lona Preta: Saiba quais os Tipos, Vantagens e Indicações do Material

Lona preta

 

Em algum momento de nossas vidas, nós provavelmente já nos deparamos com lonas pretas em algum local. Como esse produto é muito versátil, ele pode ser utilizado em pinturas, construções civis, prédios, empresas, casas, entre outros serviços.

A versatilidade da lona preta é muito útil no cotidiano das pessoas, pois, como esse item possui diversas espessuras, não é difícil encaixá-lo em algumas das atividades de trabalho e locais citados anteriormente.

Conheça a lona preta

Antes de começar a falar sobre os modos de uso da lona preta, é preciso explicar o que é este material. A lona preta é amplamente utilizada em construções civis, agrícolas e de armazenamento.

O material das lonas pretas tem a superfície lisa e é feito de um produto chamado polietileno preto de baixa densidade. Ademais, essa lona serve para ajudar na impermeabilização do solo, de alguma superfície e de outros materiais.

O custo da lona preta é baixo, além disso, esse produto é muito versátil, o que torna a sua compra muito vantajosa. A lona preta é muito útil em forração de caminhões, silos e reformas em geral. Ademais, essa lona é uma grande aliada da impermeabilização.

A lona preta faz parte do grupo das lonas plásticas. Esses materiais são conhecidos por sua versatilidade, já que podem ser usados em várias situações.

Em geral, as lonas plásticas têm o polietileno como matéria prima, no entanto, existem lonas que são feitas com materiais reciclados. Além de reduzir o seu custo, a lona reciclável contribui com a natureza.

Além da lona preta, também é possível encontrar lonas coloridas ou transparentes. Ademais, algumas lonas conseguem resistir aos raios UV, o que apenas comprova como uma lona plástica pode ser útil.

Lona preta na construção civil

Para obras e reformas, o isolamento da área é muito importante, pois é preciso proteger os objetos presentes no local. A lona preta é o material mais adequado para essa atividade, pois esse item mantêm as ferramentas da obra limpas e protegidas das condições externas.

Se a área da obra ainda não estiver coberta, a lona preta servirá como protetora dos materiais utilizados no serviço, como a areia, a pedra e a madeira. Além de fornecer proteção contra intempéries, a cobertura impede o desperdício de vários materiais na construção.

Caso seja necessário remover o telhado da construção durante a obra, a lona preta servirá como uma cobertura temporária. Desta forma, a residência terá proteção contra chuva, o sol e os ventos. Por conta da resistência que a lona preta tem, ela também serve para cobrir encostas e evitar desmoronamentos de terra.

A lona preta também pode ser usada em pinturas. Por exemplo, mesmo que haja alguma proteção para os pisos e móveis da casa (jornais, papelão e outros materiais), é possível que a tinta escorra pelas brechas. Ademais, alguns respingos podem cair no cômodo durante a pintura.

Se isso acontecer, você terá o desconfortável trabalho de remover os respingos de tinta. Por essa razão, uso da lona preta é o mais adequado para esse tipo de trabalho. Afinal de contas, essa lona é firme e consegue abranger uma grande área de uma só vez.

Tipos de lona preta

Por questões de espessura e função, as lonas pretas são dividas em três categorias diferentes. Conheça todas elas abaixo:

Lona plástica preta leve

Esse tipo de lona preta é fabricado com um material chamado PEBD (polietileno de baixa densidade). Esse material tem uma espessura muito fina, que pode ser comparado às sacolas plásticas encontradas nos supermercados.

Em outras palavras, o material dessa lona é barato e descartável, indicado para forrar e proteger superfícies contra a poeira. Aproximadamente, a lona preta leve tem 50 micras de espessura.

Lona plástica preta intermediária

Essa lona preta também é feita de PEBD, contudo, ela tem uma espessura média quando a comparada à lona preta leve. A lona intermediária serve para proteção de pisos, revestimentos e outras superfícies que precisam ficar secas. Além disso, essa lona também serve como cobertura temporária para as casas. Em média, a espessura dessa lona varia entre 100 e 150 micras.

Lona plástica preta pesada

Também composta de PEBD, a lona preta pesada tem uma grande espessura. Por conta disso, ela pode ser usada em serviços que exigem muita resistência, como o tráfego de pessoas e animais ou a proteção contra intempéries. Em média, a espessura da lona preta pesada varia entre 150 e 200 micras.

Principais usos da lona preta

Como foi dito algumas vezes ao longo deste texto, a lona preta é muito versátil. Por conta isso, ela pode ser utilizada em diversas situações:

  • Proteger encostas;
  • Cobrir (ou proteger) materiais;
  • Sinalizar alguma área de risco;
  • Cobrir telhados de forma provisória;
  • Forrar solos em contrapiso;
  • Construção de galpão em canteiros de obra;
  • Proteger pisos e móveis durante a pintura de um local;
  • Forrar andaimes e fachadas em edifícios;
  • Cobrir caçambas.

Ao adquirir uma lona preta, é muito importante verificar se esse produto possui alguma garantia. Antes disso, é preciso averiguar se a loja escolhida para a compra é mesmo confiável.

Para comprar lonas pretas de qualidade, escolha a loja Metalona, famosa por ter excelentes produtos. Para conhecer um pouco melhor essa loja, clique neste link. Dessa forma, haverá grandes chances de você comprar um produto de qualidade em até 12x sem juros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *