Sombrite: O que é, para que serve e qual sua importância?

Sombrite: O que é, para que serve, quanto custa e qual sua importância?

Muitos agricultores e pequenos agricultores familiares precisam amenizar os efeitos da luz solar em suas plantações, para garantir o crescimento e venda do produto, nesse momento é importante conhecer tudo sobre a sombrite, um grande aliado para essa finalidade.

Para sanar todas as dúvidas sobre o que é o sombrite, para que ele serve, qual sua importância, tipos e tamanhos, preparamos esse artigo, confira tudo sobre sombrite aqui.

O que é sombrite?

A sombrite que também é chamada de tela de sombreamento, como o nome diz é uma tela usada para muitas coisas, tanto em casas, quanto em plantações, que tem como finalidade deixar passar o ar, a umidade, mas amenizar a entrada da luz solar diariamente.

Esses materiais existem há muitos anos e é muito útil em várias situações, em primeiro momento era usada para auxiliar a proteger da agricultura, devido ao clima das regiões como a Austrália, o Oriente Médio, África e outros ambientes climáticos extremos.

O sombrite também é indicado para uso no cultivo de flores como orquídeas, cogumelos, horta, hortaliças e mudas, também na cobertura de confinamento dos gados, em aviário, celeiro, canil pátio e quadra, estacionamento e cobertura para garagem, cobertura, entre várias outras formas de aplicações.

Quanto a sua composição, a tela de sombreamento é confeccionada com fios de um material chamado de polietileno de alta densidade, material que acaba colaborando no cultivo de plantas de várias especiarias.

A sombrite é aquelas telas que vemos sendo usada nos viveiros de frutas e vegetais ou também na criação de espécies florestais, entre outros. Ajuda na secagem de qualidade de vários produtos agrícolas e também na proteção contra os ataques de pragas. Protege ainda contra perturbações climáticas naturais, como vento, chuva, granizo e geada. É utilizada na produção de mudas de enxerto e reduzindo sua mortalidade durante os dias quentes do ano.

tela sombrite
sombrite

Porque usar sombrite?

Em diversas situações são importantes o uso da tela de sombreamento, isso porque elas têm poderes incríveis, seja para cobrir estufa, proteger as plantas do calor excessivo e da luz direta do sol, proteger contra o vento e poeira no frio e outros.

Os sombrites podem também proteger os animais de estimação, as plantas e as pessoas da luz solar direta e também pode ser utilizado em garagens e barreiras de privacidade.

Quais os modelos existentes e suas funções?

As chamadas telas de sombreamento ou sombrite, da qual estamos falando, conforme já dissemos acima tem a principal função de proteger coisas, sejam plantas, animais e outras coisas.

Esses sombrites possuem várias opções de fios, que as quais definem a quantidade de luz solar que passará por ele, ou seja, a classificação da tela de sombreamento é dada em porcentagem, por exemplo, uma tela de 60% só deixa passar 40% dos raios solares, uma tela de 30% deixa passar 70% da luz solar.

Onde comprar o sombrite?

Você pode se perguntar onde comprar o sombrite, pois então, cada cidade possui locais diferentes que revendem diversas marcas, mas em geral são encontrados em casas agrícolas, casa de lonas, entre outras casas que vendem produtos agrícolas e agropecuários.

Benefícios do sombrite para as casas

No ambiente domiciliar, o sombrite é uma ótima opção para fazer a cobertura e garantir na residência um ambiente mais arejado para convidados em ocasiões como churrascos, almoços familiares e tantos outros. Também é utilizado para cobertura e toldo de garagem e sombreadores para carros.

A tela de sombreamento também serve para montar uma casa de sombra, que é um ambiente desenvolvido para máximo crescimento de plantas através da sombra em seu interior, bem como para criação de mudas.

Utilização da Tela de Sombreamento

Já falamos sobre o que é sombrite, para que serve, onde comprar, entre outros assuntos, porém ainda precisamos citar quais as possibilidades de utilização desse produto. Através de uma pesquisa, separamos uma lista de ambientes que podem ser revestidos pelo sombrite, confira aqui:

Frutas e vegetais;

Mudas de árvores;

Verduras hidropônicas;

Flores como samambaias, azaléias e orquideas;

Folhagens;

Plantas medicinais;

Legumes,

Especiarias;

Plantas Tropicais;

Plantas sensíveis à geada e calor.

Vantagens do Sombrite

Como tudo na vida, as telas de sombreamento possuem suas vantagens de uso. Baseado nos conteúdos que já apresentamos até aqui você já deve estar ciente, porém vamos estender a fundo as vantagens do uso de material com tanta versatilidade de uso. Veja a lista pois há um grande benefício ao se aplicar essa técnica.

Proteção contra o vento, o granizo e pragas;

Proteção de plantas para temperaturas extremas;

Proteção de plantas para frio no Inverno;

Melhora a taxa de crescimento ;

Propagação de mudas;

Cultivo de plantas tropicais em climas frios;

Possibilidade de otimizar espaços usando prateleiras e vários andares de cultura;

Possibilidade de cultivo de flores e frutos silvestres fora da estação e de maneira mais rápida;

Economia em custos como energia, irrigação, pulverização;

Economia e eficiência, segurança e condições de trabalho;

Atua na profilaxia de doenças de plantas.

sombrite proteção
tela sombrite

Como fazer a instalação do sombrite?

O planejamento de toda a estrutura para se colocar o sombrite para estufa deve ler em consideração o tipo de cultura a ser cultivada, materiais disponíveis e condições climáticas no local.

Assim, esta estrutura deve ser construída longe de edificações e árvores, bem como de poluentes veiculares ou industriais. O local deve ter uma drenagem adequada. Deverá ser implantado em local com uniformidade de intensidade de luz e direção do vento.

Toda a estrutura da casa de sombreamento é composta por dois componentes básicos, isto é, material estrutural e revestimento com a tela. A estrutura do projeto dá suporte para a tela de revestimento, vento, chuva e colheita. Uma armação de aço galvanizado tem uma vida útil de 20 a 25 anos enquanto uma estrutura montada com bambu dura até 3 anos.  Portanto a durabilidade de uma boa tela de sombreamento é de até 5 anos pelo menos.

Uso da sombrite para animais

Se engana quem pensa que o sombrite só está na agricultura, na pecuária leiteira, ele pode ser utilizado para criar uma zona de conforto térmico para vacas em lactação. Por isso ter um ambiente confortável para fazer o processo de ruminação significa uma maior produção de energia por parte do animal, e consequentemente maior produção de leite.

Sendo assim, resumindo o produto ajuda no bem estar animal na pecuária de corte, criação de suíno, ovino, ranário, entre outras. É importante lembrar que quanto mais alto o pé-direito, maior a velocidade do ar na cobertura, reduzindo a temperatura, irradiando menos calor para os animais.

Portanto, quanto maior o tamanho da sombra desejada e montada, maior a redução da temperatura em solo e também o nível de conforto para o animal.  É recomendado não instalar as telas a uma distância muito grande do local de alimentação e água para não desestimular a ida dos animais até as tendas.

Passos para a instalação do sombrite

É importante primeiramente realizar um planejamento para a instalação do sombrite, veja os passos indicados para serem seguidos:

Faça o planejamento buscando sempre utilizar ao máximo as paredes, quando possível;

Marque onde serão colocadas as estacas de madeira que deverão ter a mesma distância da largura da tela;

Para fixar as estacas, use um nível de prumo para nivelamento, enterre pelo menos 0,5 metro e deixe uma altura externa mínima de 2,5 metros.

Prenda dos arames que darão suporte a tela. Eles deverão ser esticados no sentido do comprimento do rolo. Utilize arame galvanizado com diâmetro de 2,75 mm.

Faça um furo na parte superior de todas as estacas. Passe o areme pelo furo e torça sobre o próprio eixo do arame. Se estiver começando pela parede, utilize bucha e ganchos.

Para a estaca do lado oposto, também passe o arame pelo buraco e com uma catraca estique o fio. A catraca ficará presa à estaca, utilize uma para cada arame.

No caso da parede, utilize um gancho com bucha inicialmente, e fixe a catraca na grapa com um gancho para tensionar o arame.

Faça a emenda das laterais da tela pelo lado externo com a grapa, deixando-a apoiada no arame.

Prenda uma grapa a cada metro de sombrite e pronto, finalizado a cobertura!

Benefícios do sombrite na refrigeração

Entre os principais benefícios da utilização da tela de sombreamento na refrigeração, estão as citadas abaixo:

Redução de temperatura na estufa em períodos quentes;

Manutenção de temperatura em períodos frios;

Maior qualidade e produção;

Maior umidade relativa no microambiente;

Transmissão da luz difusora e ganho na fotossíntese;

Redução do gasto com irrigação;

Redução na radiação da plantação;

Controlar o clima em ambientes protegidos;

Redução da amplitude térmica

Menor custo com eletricidade;

Ambiente agradável e produtivo;

Redução de insetos no ambiente;

Economia com defensivos agrícolas;

Aumento da absorvição nutricional da plantação.

Quanta informações sobre os sombrites não é mesmo? Com esse conteúdo é possível entender completamente seus benefícios, onde e como usar. Aproveite o benefício desse material e proteja suas plantas sejam elas para alimentação ou decoração, animais, almoços de família e etc.

3 thoughts on “Sombrite: O que é, para que serve e qual sua importância?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *