Sombrite Redutor de Temperatura tipo Aluminet ou Freshnet

Telas de Sombreamento Redutoras de Temperatura tipo Sombrite Aluminet ou Freshnet

TELA DE SOMBREAMENTO TERMO REFLETORA (CLIQUE E COMPRE AQUI) é um de sombrite especial para redução da temperatura no interior da estrutura. No verão, diminuem a entrada de calor no ambiente, reduzindo em até 20% a temperatura na estufa em relação ao ambiente externo. No inverno o efeito é contrário: temperaturas mais altas e redução da oscilação térmica, gerando economia de  energia e microclima equilibrado. Todos os tipos de SOMBRITE em MomentoAgrodoBrasil.

Sombrite Redutor de Temperatura da Estufa – Propriedades

Outro fator importante na utilização de telas tipo Aluminet ou Freshnet é o aumento da captação luminosa da cultura e consequente ganho em geração de energia e crescimento por meio da fotossíntese.

O cultivo em ambiente protegido oferece muitas vantagens. Dentre eles, a possibilidade de produção na entressafra, aumento da rentabilidade e produtividade na lavoura e proteção contra fenômenos climáticos – chuvas, granizo, ventanias, radiação, etc. A barreira  física  oferecida pelo sombrite – normalmente fabricado em PEBD, produz alteração do microclima desses ambientes protegidos.

sombrite redutor de temperatura
tela sombreamento refletora

Todavia em algumas culturas, dada as características das estufas cobertas com a tela de sombreamento, observa-se condições inadequadas por conta do fator temperatura, especialmente no verão. Neste período do ano o sol escaldante e a baixa umidade relativa do ar pode prejudicar a produção agrícola.

Por isso as Telas de  Sombreamento Termorrefletoras são muito úteis pois reduzem a carga térmica por meio da reflexão da radiação solar, sendo considerada a ferramenta de controle climático mais barato e simples a ser aplicada em estufas, abaixo apenas da ventilação natural. É importante enfatizar que o controle do fluxo de radiação e calor pode influenciar o desenvolvimento das culturas.

Benefícios na Utilização de Telas de Sombreamento para Resfriamento:

  • Redução de temperatura na estufa em períodos quentes;
  • Manutenção de temperatura em períodos frios;
  • Maior qualidade e produção;
  • Maior umidade relativa no microambiente;
  • Transmissão da luz difusora e ganho na fotossíntese;
  • Redução do gasto com irrigação;
  • Redução na radiação da plantação;
  • Controlar o clima em ambientes protegidos;
  • Redução da amplitude térmica
  • Menor custo com eletricidade;
  • Ambiente agradável e produtivo;
  • Redução de insetos no ambiente;
  • Economia com defensivos agrícolas;
  • Aumento da absorvição nutricional da plantação.

A Tela de Sombreamento Redutora de Temperatura na Prática

sombrite redutor temperatura
tela de sombreamento redutor de calor

Em diversas regiões do Brasil o resfriamento de uma estufa é um problema maior do que o aquecimento. Quando a ventilação não controla a temperatura, o a tela de sombreamento redutora de temperatura pode ser usada. Refletindo os raios do sol ou bloqueando-os para que não possam entrar, uma parte significativa da carga de calor é removida. Isso pode reduzir o uso de eletricidade associado aos sistemas de ventilação dos ventiladores.

A carga de calor é criada pela parte infravermelha da energia radiante do sol. As plantas que realizam fotossíntese na faixa de azul a vermelho (380 – 700 nanômetros) do espectro total de luz. Comprimentos de onda superiores a 770 nanômetros resultam em um aumento na temperatura, que pode afetar o crescimento das plantas. Em altas temperaturas, a temperatura elevada pode causar danos às plantas. É o mesmo que ficar ao sol ou colocar a mão ao lado de uma lâmpada incandescente – você estará sentindo a radiação vermelha.

Efeitos na utilização do Sombrite Aluminet ou Freshnet

A redução da carga de calor na estufa pode ser feito de várias maneiras. A ventilação pode resfriá-lo para perto da temperatura ambiente externa, mas o uso da ventilação mecânica consome energia considerável para a operação da ventoinha ou da bomba de alta pressão.

A Tela para Sombreamento é um método de baixo custo para fornecer algum resfriamento. É melhor feito fora da estufa sobre o vidro, mas também pode ser feito com sistemas de tela no interior. O sombreamento resultará em contas de luz mais baixas se os ventiladores estiverem sendo usados.

Uma tela de sombreamento com redutor de temperatura consiste na aplicação de uma camada superficial (que pode ou não ser o alumínio ou outro material de engenharia) que reflete o sol que entra fora da estufa, em vez de ser absorvido. Isso reduzirá a temperatura interna da estufa em até 20%.

À noite, quando a estufa está sendo aquecida, a tela é fechada e retém o calor. Esse tipo de material – Telas de Sombreamento ou Sombrite com propriedades de Redução de Temperatura na Estufa são comercializados com nomes comerciais Aluminet produzido pela Ginegar Polysack ou a Freshnet produzida pela Solpack.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *