Tela de Sombreamento: Saiba quais os Tipos, Vantagens e Indicações do Material

Tela de sombreamento

Existem vários agricultores que buscam diminuir os efeitos da luz do sol em suas plantações. Com isso, eles poderão garantir o crescimento e a venda de seus produtos. Para conseguir esse objetivo, é preciso conhecer bem a tela de sombreamento, pois ela é a chave para resolver esse problema.

Se você tem alguma dúvida sobre as telas de sombreamento, leia este texto e conheça um pouco melhor este assunto.

O que é uma tela de sombreamento?

Também chamadas de sombrites, as telas de sombreamento são feitas de tecidos de polietileno, um material sintético leve, resistente e de alta durabilidade.

Além disso, esses produtos são fáceis de manusear, instalar e permanecem em boas condições por um longo período. Ou seja, comprar essas telas é um grande investimento em longo prazo.

Funções da tela de sombreamento

Como o próprio nome sugere, a tela de sombreamento serve para criar uma sombra para algo, protegendo-o da incidência direta da luz solar, que pode ser altamente prejudicial se for recebida por um longo período.

O sombrite protege plantações que são sensíveis à luz solar, como legumes, cogumelos e outros alimentos frágeis. Além disso, ele pode ser usado para proteção de animais, especialmente na avicultura.

Há também a possibilidade de usar a tela de sombreamento para preservar hortas e plantas de jardim em um ambiente residencial. Ademais, também é possível usá-la na proteção de espaços no quintal da residência, para evitar longas exposições ao sol ou até mesmo queimaduras solares.

Onde aplicar uma tela de sombreamento?

A tela de sombreamento pode ser usada no gado e também na agricultura, diminuindo o risco de danos a itens delicados.

Ademais, essa tela também contribui para a realização de uma melhor homogeneidade de produção, uma vez que as plantas recebem a mesma quantidade de luz solar. Além disso, a tela de sombreamento evita uma infestação de insetos.

Outros modos de aplicar a tela de sombreamento são em ranários (local de criação de rãs), secagem de algas, divisão de tanques e proteção dos locais onde os gados descansam, trazendo-lhes maior conforto.

As telas de sombreamento também podem ser usadas em ambientes residenciais ou comerciais, hortas e jardins ou espaços recreativos, oferecendo locais amenos e protegidos da luz solar.

Além dos lugares citados, as telas de sombreamento ainda podem proteger os seguintes itens:

  • Frutas e vegetais;
  • Mudas de árvores;
  • Verduras hidropônicas;
  • Flores como samambaias, azaléias e orquideas;
  • Folhagens;
  • Plantas medicinais;
  • Legumes,
  • Especiarias;
  • Plantas Tropicais;
  • Plantas sensíveis à geada e calor.

Vantagens da tela de sombreamento

Assim como qualquer produto, as telas de sombreamento também apresentam algumas vantagens de uso. Para explicar melhor a utilidade deste produto, este texto mostrará uma lista com vários pontos positivos dessa tela. A seguir, saiba quais são as vantagens da tela de sombreamento:

  • Proteger o local contra o vento, o granizo e as pragas;
  • Proteger as plantas das temperaturas extremas;
  • Proteger as plantas durante períodos de muito frio;
  • Aumentar a taxa de crescimento do plantio;
  • Ajudar na propagação das mudas;
  • Cultivo de plantas tropicais em climas frios;
  • Possibilidade de otimizar espaços usando prateleiras e vários andares de cultura;
  • Maiores chances de cultivar flores e frutos silvestres fora da estação e de modo mais rápido;
  • Itens como energia, irrigação, pulverização causarão menos gastos;
  • Economia e eficiência;
  • Mais segurança e melhores condições de trabalho;
  • Atua na profilaxia de doenças de plantas.

Como instalar a tela de sombreamento

O planejamento de toda a estrutura para montar essa tela deve levar em conta o item que será cultivado, os materiais disponíveis e as condições climáticas da região.

Dessa forma, esta estrutura deve ser montada longe de edificações e árvores e também de poluentes industriais ou veiculares. Além disso, o local deve ter uma boa drenagem. O local escolhido para receber o sombrite deve ter intensidade de luz uniforme e boa intensidade dos ventos.

A estrutura de uma casa de sombreamento possui duas coisas básicas: material estrutural e revestimento de tela. A estrutura desse projeto é o que dá suporte para a tela de revestimento. Com isso, ela consegue resistir ao vento e a chuva.

Por exemplo, uma armação de aço galvanizado possui uma vida útil de 20 a 25 anos enquanto uma estrutura feita de bambu dura, no máximo, três anos. Para que uma tela de sombreamento seja considerada durável, sua vida útil deve se prolongar por, pelo menos, cinco anos.

Passo a passo para instalação

Antes de iniciar o trabalho, é importante fazer um planejamento para que tudo seja instalado de modo correto. A seguir, veja o passo a passo para instalar uma tela de sombreamento:

  1. Se for possível, monte seu planejamento buscando o aproveitamento máximo das paredes;
  1. O local das estacas de madeira deve ser marcado. Além disso, essas estacas devem ter a mesma distância que a largura da tela;
  1. É preciso usar um nível de prumo para nivelar e fixar as estacas. Nessa situação, as estacas devem ficar 0,5 m enterradas e ficar com uma altura externa de 2,5 m;
  1. Os arames que vão dar suporte a tela devem ser presos. É preciso esticá-los no sentido do comprimento do rolo. Para fazer isso, é necessário usar arame galvanizado com diâmetro de 2,75 mm;
  1. É preciso fazer um furo na parte superior de todas as estacas. Depois disso, é preciso passar o arame pelo furo e torcê-lo sobre o próprio eixo do arame. Caso queira começar pela parede, use buchas e ganchos;
  1. Para a estaca do lado oposto, o arame também deve ser passado pelo buraco. Depois disso, estique o fio com uma catraca, que deve ficar presa à estaca. Cada arame deve ter sua própria estaca;
  1. Inicialmente, para mexer na parede, use um gancho com bucha. Depois disso, deixe a catraca fixada na grapa com um gancho para tensionar o arame;
  1. Pelo lado externo, use a grapa para fazer a emenda das laterais da tela. É preciso deixá-la apoiada no arame;
  1. Por fim, prenda uma a grapa a cada metro de sombrite. A partir desse momento, a montagem da tela de sombreamento estará finalizada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *