Tela Plastica – Saiba tudo sobre Telas Plásticas e suas Aplicações

A Tela Plastica e sua Aplicação na Agricultura e Construção Civil

O plástico está presente em diversos materiais no nosso dia a dia, incluindo a TELA PLASTICA (clique e compre aqui). As telas plásticas são fabricadas a partir do polietileno de baixa ou alta densidade (PEBD / PEAD), indicado para ser aplicado em ambientes que sejam úmidos, corrosivos e expostos a intempéries, como a chuva, luz solar, poeiras, entre outros.  A tela plastica possui ótimo custo benefício, uma vez, que possuem alta durabilidade e facilidade durante as instalações, além de ser econômica e leve.

Você pode usar a tela plastica para substituir as telas metálicas sem problema algum, pois a mesma possui diferentes tipos de uso. Listamos neste artigo quais os tipos de uso das telas plásticas e selecionamos alguns dos mesmos que são mais utilizados, para que conheça melhor.

Aplicações da Telas Plasticas

Como mencionado anteriormente, as telas plásticas possuem diversas funcionalidades e são utilizadas em diferentes segmentos. Conheça a seguir.

Tela plastica na agricultura

As telas plásticas são muito utilizadas na agricultura como:

  • Proteção, isolamento de algumas áreas e quebra-vento;
  • Cultivo de hortaliças e frutas mais delicadas (Que necessitem de cuidados e temperaturas especiais);
  • Limitação das áreas de jardim, horta, estufas e lavouras;
  • Proteção para mudas e canteiros;
  • Contenções para ajardinados e os taludes gramado.

Tela plastica para cercos de animais

tela para cercamento
tela para cerca

O cercamento de animais pode ser realizado através das telas plásticas, nos segmentos de Apicultura, Suinocultura, Ranicultura e até Avicultura (viveiros, galinheiros e outros).

Uso de telas plásticas para Pisicultura, aquicultura e aquacultura

Essa finalidade das telas plásticas é muito utilizada para construção de tanques rede, tanques para criação de peixes, lagostas, ostras, camarões e outros.

Tela plasticas na construção civil

Na construção civil é comum o uso de lonas plásticas seja para estuque (reforço de argamassa), garimpo, mineração, proteção de áreas contra intempéries, proteção de piscinas ou quadras, climatizador, proteção de calhas, reforçar (contra piso, piso, grama e talude), além de revestir placas acústicas ou térmicas e tubulações subterrâneas.

Tela plastica em decoração

No segmento de decoração, as telas plásticas são muito utilizadas como embalagens ou estruturação de balões de festa.

Uso de telas plásticas no setor de indústria

O plástico está presente em tudo ao nosso redor, principalmente, na indústria. As telas plásticas são utilizadas para criação de cercas em geral, como a cerca para casa de máquina. Além de ter seu uso aplicado em infusões de resinas em peças de fibra de vidro (setor marítimo), proteção e isolamento de diversas áreas, peneiras para separação de materiais, proteção contra choque, indústria automobilística, terrores de resfriamento para antenas, alerta da tubulação de gás, colchão, móveis e até refrigeração.

Esses são apenas algumas das funcionalidades das telas plásticas nesses segmentos, pois, existem diversas outras. Inclusive, selecionamos a seguir, alguns dos usos de telas plásticas mais pesquisadas no mercado.

Telas plásticas mais utilizadas no mercado

Tela de sombreamento, conhecida como Sombrite

As telas de sombreamento são materiais desenvolvidos para as mais diversas finalidades, mas, de modo geral, trata-se de um tipo de tela plástica que permite a passagem de umidade, luz solar e ar através de suas aberturas. A partir dessas telas é possível desenvolver o ambiente ideal para o crescimento de plantas, como as frutas e hortaliças.

A ideia de utilizar o plástico para desenvolver esse tipo de tela foi criada há algumas décadas, com o objetivo de proteger o segemento de agricultura contra as intempéries, ou seja, climas difíceis em regiões com variações de temperaturas mais extremas, como exemplo, os países da África, Oriente Médio, entre outros.

Telas plásticas de sombreamento são indicadas para cultivar flores sensíveis como as orquídeas, hortaliças, mudas, cogumelos, proteção de viveiros, canil pátio, quadra e até o confinamento de gado, estacionamentos, coberturas para garagens, qualquer tipo de cobertura e outras opções.

Portanto, a tela plástica de sombreamento é um produto produzido a partir de fios de polietileno de alta densidade (PEAD) que ajuda a cultivar plantas de folhas, plantas de flores, legumes, especiarias, plantas medicinais, frutas, vegetais, espécies florestais e diversas outras. Além de auxiliar na secagem e qualidade dos mais variados produtos agrícolas, assim como a proteção contra o ataque de pragas que prejudicam o cultivo. Protegendo contra as intempéries climáticas da natureza, como a chuva, granizo, ventos, geadas e calor excessivo. Pode ser utilizada para produzir mudas de enxerto e reduzir a mortalidade das plantações durante os períodos mais quentes do ano.

sombrite
tela para sombreamento

Telas de redes plásticas

As redes plásticas são muito utilizadas nas embalagens para frutas. Essa embalagem plástica proporciona diversos benefícios, não só para os consumidores, mas para as empresas de beneficiamento. O produto possui diversas finalidades e a procura pelo mesmo é crescente todos os dias, pois é uma das embalagens plásticas mais utilizadas em todo o país.

Esse tipo de embalagem plástica oferece mais segurança durante o transporte de produtos, ou seja, facilita a execução da logística (armazenamento e transporte) devido a sua resistência em proteger o conteúdo do produto embalado. A embalagem, ainda adere sem dificuldades às etiquetas, o que garante o destaque dos produtos na prateleira e em outros pontos de venda.

Mesmo que o uso das redes para embalagem, seja mais comum para embalar frutas, ao longo dos anos, vem sendo utilizada para embalar produtos de outros segmentos, como exemplo,  brinquedos, produtos de frigoríficos, agrícolas e outros. Isso acontece por ser um tipo de tela plástica que possui baixo custo e boa resistência, além de ser uma embalagem clássica e elegante.

Telas plásticas para galinheiros

Podemos pensar que as telas plásticas para galinheiro, servem somente para a proteção das galinhas e frangos, mas a verdade é que esse material possui outras variedades de uso.

A tela para galinheiros que estamos mais familiarizados é a de metal, mas existem as telas plásticas, também em padrão hexagonal, que é um material com ótimo custo benefício e fácil de trabalhar, algo muito atraente para os criadores de viveiros.

O principal objetivo das telas para galinheiro é manter as galinhas protegidas contra os predadores. A tela plástica é uma maneira simples e popular de conter animais pequenos, como exemplo, pintinhos, coelhos, patos e galinhas, evitando que os mesmos escapem.

Algo muito importante é que a tela utilizada para cercar os animais, não seja prejudicial aos mesmos, sendo utilizada para proteção e comodidade dos mesmos. O material deve ser de qualidade e as telas plásticas para viveiros proporcionam todos esses aspectos, portanto, será resistente e ideal para evitar ataques de animais que prejudique a sua criação.

Telas mosqueteiro

Em muitos lugares os índices de insetos como mosquitos e outros tipos da espécie é alta, isso acontece devido à falta de saneamento básico, regiões próximas a plantações ou com temperaturas quentes (o calor atrai os insetos). Esse fator acaba incomodando muitas pessoas e causando preocupações em relações a doenças (Dengue, febre amarela e outras), além de ser algo inconveniente e perturbador conviver com esses insetos, além do consumo de alimentos que podem estar contaminados pelos pousos dos mesmos.

O momento de dormir é o que mais incomoda, pois ao deitar podemos perceber esses insetos ao nosso redor, e por esse motivo, muitas pessoas procuram por telas mosqueteiro para proteção e conforto.

Os mosqueteiros são redes de proteção construídas através de plástico para auxiliar na proteção e conforto contra os insetos.

  • Principais características das telas mosqueteiras

Como mencionado, esse tipo de tela plástica tem o objetivo de proporcionar segurança e tranquilidade para o nosso lar, optar por usar essa tela nas portas, janelas ou aberturas com acesso a residência, evita a circulação desses insetos no ambiente. Você pode adquirir as telas mosqueteiro em tamanhos pré-definidos ou encomendar sob medida.

As mesmas são indicadas para diversos tipos de abertura, mas a maioria é para proteção de janelas e quartos da residência, como exemplo, no quarto onde dormimos não temos proteção contra esses insetos, portanto, seria o local ideal para instalar a tela mosqueteiro, a fim de obter um sono mais tranquilo.

Normalmente, a maioria das telas mosqueteiro é fabricada a partir de alumínio e revestidas com fibra de viro, recobertas com o PVC (policloreto de polivinila). Nas melhores condições e quando adquiridas de empresas confiáveis, as telas mosqueteiras tem ótima qualidade, com alta resistência e durabilidade.

Elas não sofrem com as mudanças climáticas, podem ser lavadas, não esquentam o ambiente, não mofam ou propagam fogo e não tem em sua composição substâncias tóxicas para repelir os insetos, o molde da tela é totalmente responsável por essa função.

Tela plástica de Tapume

A tela plástica de tapume tecida é fabricada com polietileno de alta densidade (PEAD) monofilido, para garantir uma alta resistência, podendo ser maior em relação às telas de ráfia. Esse tipo de tela plástica pode ser utilizado com o objetivo de segurança nas extremidades de edifícios, lajes, delimitação de espaços, áreas de perigo e com acesso restrito, demarcação de áreas e até em eventos esportivos.

As principais vantagens das telas plásticas Tapume é sua durabilidade, leveza, resistência, cores duradouras, flexibilidade, resistência mecânica, além de ser 100% monofilada e fabricada totalmente por polietileno. Os rolos são compactos e facilita o transporte do material, o que reduz os gastos com armazenamento e fretes. Também são superiores em durabilidade, mesmo que comparados à ráfia.

Telas fachadeiras ou telas para proteção de fachadas

Esse tipo de tela plástica é importante para proteção coletiva e o uso de telas de fachada é totalmente obrigatório de acordo com as normas da ABNT (NR – 18), para proporcionar segurança no trabalho e eliminar os riscos de acidentes.

As telas fachadeiras ou de proteção para fachadas, como o próprio nome diz, é utilizada para a proteção de fachadas de prédios em construção, torres de elevadores e andaimes. Essas telas proporcionam, não somente a segurança para os trabalhadores, mas também para toda a vizinhança, como exemplo, ao cair ferramentas, rebocos e detritos, além da proteção dos efeitos de intempéries naturais nas obras.

As telas fachadeiras estão disponíveis no mercado nas cores: azul, verde e branca. Podem ser oferecidas de forma modulada, mas nesse caso a largura e o comprimento dos módulos que serão utilizados, devem seguir as necessidades da obra. Essas mesmas telas são conhecidas como “telas de Nylon” e são fabricadas com monfilamento de polietileno de alta densidade (PEAD).

As telas mais utilizadas em obras são a Clarite Fachadeira (1000) cor branca com reforço, a mesma é mais semelhante com o sombrite 1001, mas apresenta fios duplos a cada 9 cm. Outra muito utilizada é a Clarite Fachadeira 1003, mas os fios utilizados em sua fabricação são mais finos, possuem cerca de 0,25 mm.

Caso a empresa tenha interesse é possível fazer uma tela fachadeira personalizada, ou seja, ter a impressão do logotipo na mesma para propaganda.

tela rede proteção
rede de proteção

Redes de proteção para apartamentos

As redes de proteção para janelas, seja em apartamentos ou casa, são essenciais para garantir a proteção e segurança contra acidentes. Essa tela plástica é um material fabricado a partir de poliamida e polietileno.

O polietileno e a poliamida utilizados na fabricação de redes para proteção são compostos químicos que contém suas próprias características, as mesmas podem ser notadas a olho nu.

A rede de proteção fabricada com polietileno possui um aspecto plástico, é impermeabilizada e forte contra as ações climáticas naturais, como ações do tempo e desgastes. Tem uma ótima resistência à tração do aço, pois é sete vezes mais leve do que esse mesmo material. Sendo indicada como rede de proteção para sacadas e janelas, devido sua qualidade e segurança que proporciona.

A rede de proteção fabricada a partir da poliamida, mais conhecida como Nylon, parece com um tecido. Esse tipo de tela plástica é menos resistente às intempéries da natureza e não é impermeável, por esse motivo, sua duração é mais curta que a do plástico polietileno. Ambas as redes podem ser utilizadas em janelas e sacadas, mas a rede de poliamida é mais indicada para uso em ambiente interno.

A escolha da melhor opção deve ser realizada de acordo com as suas necessidades. Mesmo que em custo benefício, uma seja mais vantajosa que a outra, devemos levar em consideração o nível de segurança e durabilidade que as mesmas oferecem.

One thought on “Tela Plastica – Saiba tudo sobre Telas Plásticas e suas Aplicações

  1. Marlei Rocha barros says:

    oi boa noite acho as telas plasticas muito linda . Gostaria de saber se posso fechar um terreno com estas telas.pois vi telas pretas e achei lindas,naõ saõ fracas para fechar um terreno ou naõ é apropiado? mandem resposta pq se der vou comprar.muitoobrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *