Terreiro de Tela de Sombreamento Sombrite e Lona na Secagem do Café

A utilização da combinação do Sombrite e Lona Plástica é viável para Terreiros de Café

Um bom café, de qualidade nobre ou superior, depende da definição de fatores chaves. A localização da lavoura, variedade do grão escolhida, tratos com manejo interferem no produto. Ainda o manejo e boas práticas na agricultura levando em conta a colheita, pós colheita e armazenagem. Neste artigo iremos abortar um fator fundamental para a qualidade final do produto: a secagem do grão. A utilização de Lona Plástica e Tela de Sombreamento (clique e compre aqui) ou Sombrite foi uma técnica experimentada que gerou ótimos resultados no processo para secar o café.

Considerando uma produtividade de por exemplo, 50 sacas do fruto por ano. Assim, secadores artificiais somente são viáveis se considerando uma produtividade superior. Tal demanda pode ser beneficiada através da utilização de terreiros de café.

Pequenos produtores agrícolas, especialmente em áreas de montanha, normalmente não podem viabilizar um terreiro de alvenaria com a área necessária.

Tradicionalmente é aplicado nesses casos a Lona Plástica Preta, onde o café é colocado sobre o filme plástico para terreiro.   A Lona Plástica Preta não é um material adequado para ser manuseado e movimentado isoladamente, reduzindo sua vida útil por conta da sua baixa resistência.

Além disso, a dificuldade da utilização de lonas plásticas sem a tela de sombreamento dificulta o revolvimento correto do fruto com rodos, tombamento e enleiramento do café ao longo do dia. Com a técnica da utilização mista da lona com o sombrite, o resultado obtido é excelente. Por isso esse tipo de terreiro simples  e econômico para a secagem de café foi desenvolvido para tornar o processo de secagem do café mais acessível para o pequeno agricultor.

A Combinação do Sombrite com a Lona Plástica Preta

Nesse sentido foi desenvolvido o procedimento da derrama dos grãos sobre a Lona Plástica a Tela de Sombreamento. Popularmente conhecida como Sombrite, essa técnica cria um reforço sobre a Lona Plástica e fazendo com que os frutos sejam colocados sobre a tela e não mais diretamente sobre o material plástico.

Esse procedimento foi testado e apresentou excelentes resultados. A combinação da qualidade do isolamento do solo pela lona com a facilidade de manejo que a tela de sombreamento – sombrite – proporciona é excelente para a prática de secagem de café em terreiros.

A fixação da tela com a lona plástica pode ser feita pregando o conjunto esticado no terreno. É possível, inclusive, dobrar o conjunto no final do dia de forma a envelopar o café durante a noite.

A Lona Plástica Preta utilizada deve ter 200 micras de espessura e o sombrite utilizado entre 70% a 80% de sombreamento. Em resumo, a técnica da combinação entre lonas plásticas e sombrite se mostrou viável economicamente. É um substituto adequado em relação ao terreiro tradicional de alvenaria ou de lona plástica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *