Cabo Flexível, Cabo Elétrico e Fio Elétrico: Qual escolher?

Cabo Flexível, Cabo Elétrico e Fio Elétrico: Qual escolher?

Cabo flexível, cabo elétrico e fio elétrico: qual escolher para o seu projeto? Quando decidimos iniciar um projeto de construção ou reforma, seja em casa, no escritório ou empresa, é preciso ter em mente quais os detalhes que necessitam de maior atenção, como é o caso do sistema de energia elétrica, a fim de saber qual material deve ser utilizado, bem como, o tipo de cabos e fios elétricos.

Por mais que seja comum os técnicos e engenheiros elétricos realizarem a compra dos cabos e fios de energia, não é sempre que eles precisam realizar a compra, pois até mesmo o proprietário do local em que o projeto será feito pode fazer isso, principalmente, quando é uma simples reforma.

No entanto, ao sair em busca do material nos deparamos com diversas opções que tornam a escolha da compra mais difícil, como é o caso dos tipos de cabos elétricos e cores de fio, além das características que o material deve ter para atender as necessidades de instalação. Por esse motivo, é preciso saber como escolher o cabo flexível, cabo elétrico ou fio elétrico para o seu projeto.

cabo elétrico
fio elétrico

Por que é importante saber escolher o cabo ou fio elétrico para instalação do sistema de energia?

Os cabos e fios elétricos são matérias não visíveis em residências, pois sua instalação é feita de modo que ficam escondidos para proporcionar maior segurança, por isso, fica difícil para entender qual a função de cada um e o tipo de material que está sendo utilizado para cada fase de energia, como exemplo, 220V ou 110V, além das cores de cada um.

Saber como escolher o cabo flexível, cabo elétrico ou fio elétrico, é importante para evitar problemas na instalação, bem como, possíveis curtos circuitos, queda de energia, rompimento de fio, incêndios, entre outros, os quais podem colocar a segurança em risco.

Especificações de segurança de cabos e fios elétricos

Cada material deve conter suas especificações na embalagem, bem como, espessura, tamanho, características, além do selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO.

Ao realizar a sua compra em um estabelecimento, sempre identifique se o mesmo possui essas informações, caso contrário, procure pelos mesmos em outras lojas. Em caso de dúvidas sempre questione o vendedor ou atendimento da loja online.

Como escolher cabo flexível, cabo elétrico e fio elétrico

Confira a seguir quais as observações devem ser levadas em consideração ao escolher o cabo flexível, cabo elétrico ou fio elétrico para seu projeto:

Fio elétrico rígido

O fio elétrico é um material composto por um fio de cobre e isolado com PVC 750V. Seu uso é indicado para quadro elétrico, instalação industrial simples ou residencial, chuveiro, tomada e outros. De forma simples, o mesmo é indicado para instalação que não necessitam de material flexível.

O fio elétrico não pode ser dobrado em sua instalação, pois o mesmo pode romper e causar queda de energia e outros problemas.

Além disso, é preciso se atentar as cores dos fios, já que o azul é utilizado na fase neutra, o verde como fio terra, o amarelo, branco, cinza e vermelho, são utilizados para indicar as fases de energia.

Cabo flexível

O cabo flexível também é fabricado a partir de cobre e possui a mesma função que o fio elétrico, que nada mais é que a condução de energia elétrica, no entanto, esse material é mais flexível, como o próprio nome sugere, além de possuir diversos fios entrelaçados em sua parte interna, isolado com PVC.

Diferente do fio sólido, o cabo flexível é mais resistente a altas tensões de energia, muito utilizados em circuitos industriais mais complexos, instalações residenciais, elevadores, máquinas, entre outros. Sua camada de isolamento é mais espessa e pode chegar a 1000V.

Uma das grandes vantagens do cabo flexível é que o mesmo pode ser manuseado e instalado facilmente de forma rápida, pois com ele pode ser realizada curva e dobradura se necessário.

Além do cabo flexível, também temos o cabo rígido, PP e o paralelo.

cabos elétricos
cabo elétrico

Cabos PP e paralelos

Os cabos PP são maleáveis assim como os flexíveis, seu uso é indicado para eletrodomésticos, setor automotivo, entre outros. Apesar de ser semelhante ao cabo flexível, esse modelo é formado por dois cabos ou mais, os quais são revestidos com PVC na parte interna e externa, sendo ainda mais resistentes.

Já o cabo paralelo é utilizado em aparelhos menores, como é o caso de luminárias, aparelho portátil, etc.

Ao realizar sua compra é necessário se atentar também as cores, tamanhos e ampères que os materiais suportam, a fim de utilizá-los de forma correta e evitar acidentes ou prejuízos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *