Cabos Elétricos: Conheça todos os Tipos e Indicações de Uso

Cabos Elétricos: Conheça todos os Tipos e Indicações de Uso

Cabos elétricos: quais os tipos e indicações de uso para sistemas de energia? Ao planejar uma construção ou reforma de ambiente, uma das partes mais importantes a serem consideradas é a de energia elétrica, a qual precisa ser analisada de forma detalhada para não ocorrer erros em sua instalação ou troca de fiação.

A tarefa de escolher o cabo elétrico ideal pode ser mais trabalhoso do que parece, devido as diversas opções que encontramos a venda no mercado.

Confira aqui neste artigo quais os tipos e indicações de uso do cabo elétrico, para escolher o ideal para o seu projeto.

cabo elétrico
fio elétrico

Tipos de cabos elétricos e indicação de uso

Os principais tipos de cabo elétrico que encontramos no mercado são: cabo rígido e cabo flexível. A seguir mencionamos as diferenças entre eles e quais as indicações de uso de cada um:

Cabo flexível

O cabo flexível é um condutor de energia fabricado a partir de fios de cobres entrelaçados na parte interna, isolado com PVC de espessura entre 750 V a 1000 V. Por ser um material bastante maleável que permite ser dobrado e curvado em tubulações, o cabo elétrico é utilizado em instalações residenciais, máquinas, industriais, internas e fixas de luz, entre outros.

Sua capacidade de energia é a mesma que a de um fio elétrico rígido, sua diferença é que o mesmo possui maior resistência as tensões de energia.

Para saber como comprar o cabo elétrico flexível, basta avaliar sua espessura, por exemplo, quanto maior for, maior a capacidade de isolação de tensões elétricas.

O cabo flexível que possui maior espessura, como 1000V, sé muito utilizado em instalações industriais, por exemplo.

Cabo rígido

O cabo elétrico rígido é semelhante ao flexível, o mesmo é utilizado em entradas de rede elétrica, bem como, distribuição de energia, sistema de segurança para descarga elétrica, malha de aterramento, etc.

Ou seja, esse material é ideal para áreas industriais, as quais exigem uma montagem de circuitos mais complexos. Esse material é fabricado a partir de fio de cobre eletrolítico, com alta tecnologia para suportar as tensões elétricas mais potentes.

cabos elétricos
cabo elétrico

Cabos elétricos PP e Paralelo

O cabo elétrico PP é um tipo de material indicado para uso em ligação de aparelhos eletrodomésticos, como exemplo, máquina de lavar, geladeira, aspirador de pó e até mesmo ferramentas como a furadeira.  Eles são fabricados com fio de cobre e podem ter duas ou mais capas de PVC como isolamento.

Já o cabo elétrico paralelo é um material para instalação em aparelhos portáteis e de pequeno porte, como acontece com as luminárias, lustre, abajur, etc. Esse cabo é fabricado com fio de cobre e é bastante flexível.

Ao realizar a compra de cabo elétrico ou fios elétricos é preciso saber escolher o material ideal de acordo com as necessidades do seu projeto de construção ou reforma, pois cada tipo de projeto possui uma especificação que deve ser seguida, a fim de evitar problemas com a segurança dos envolvidos e posteriormente de quem frequentará o ambiente, além de não causar possíveis prejuízos financeiros.

Sempre que for realizar a compra ou instalação de cabo elétrico, você deve consultar um profissional, para ter garantias de que está sendo realizado a instalação e compra de cabo elétrico corretamente.

Além de saber quais as informações devem ser consultadas antes da compra ou instalação, você deve se atentar as cores dos materiais, pois os mesmos possuem cores diferentes para facilitar a indicação de seu uso. No caso da cor azul, a mesma representa material condutor neutro, a cor verde é a da proteção (fio terra), já amarelo, vermelho, cinza e branco são para definir as fases da rede de energia elétrica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *