Como Construir e Revestir uma Estrutura com Plastico para Estufa

Construindo uma Estrutura com Lona Plastica para Estufa partindo do ZERO

Na postagem FILME PLÁSTICO PARA ESTUFA – LONA PARA ESTUFA E FILME AGRÍCOLA PARA ESTUFA, demonstramos como proceder o revestimento com o FILME PLÁSTICO PARA ESTUFA AGRÍCOLA (CLIQUE E COMPRE AQUI) com uma estrutura já construída.

Vamos neste post demonstrar como partir do ZERO construir uma estufa funcional e muito simples de ser fabricada.

O Início da Estufa

Primeiramente, é necessário marcar 4 pontos de ancoragem das extremidades. Meça os cantos da área da estufa e com o auxílio de uma marreta, bata as estacas para demarcar os pontos. Verifique se os pontos estão alinhados e um fio entre os pontos de ancoragem para delimitar a área da estufa.

Após delimitar o perímetro da estufa com o cordão, coloque estacas a cada 50 cm aproximadamente no entorno da demarcação. Aplique rente ao fio delimitador, pelo lado de fora.

Instale uma ripa de madeira fixada nos pontos de ancoragem para instalar o rodapé. Não ficará perfeito pois trata-se de um método simplificado, mas deverá cercar bem o perímetro com a ripa de madeira utilizada. Com o auxílio de uma parafusadeira, fixe o rodapé nas ripas colocadas nas laterais da estufa. Reserve uma folga de aproximadamente 5 cm nas bordas para fixar o primeiro arco.

O próximo passo, com todo o rodapé instalado delimitando as laterais da estufa, é fixar as bases de Cano de PVC também com uma marreta para que fique bem fixa no solo. Insira um cano maior de 2 polegadas pelo lado de dentro a cada 75 cm, que servirá como suporte na parte inferior da estufa.

Preparando a Estrutura da Estufa

Após fixar os canos de 2 polegadas nas laterais da estufa, pelo lado de dentro, coloque um cano de PVC de 1 polegada dentro e, em seguida, com o auxílio de uma furadeira insira um parafuso de forma a atravessar o rodapé, o cano de PVC de 2 polegadas e o cano de PVC de 1 polegada e conectar as partes com uma arruela e uma porca.

Com os rodapés prontos e tudo seguro na base, é preciso conectar o meio. Meça os canos de cima para baixo. O chão provavelmente não estará 100% nivelado e haverá pequenas diferenças em centímetros entre os canos fixados, mas todos precisarão se encontrar no meio de maneira uniforme. Na estufa em questão, foi considerada a altura base de 3 metros para todos os canos.

Utilize cotovelos de 45 graus considerando 2 metros a partir da ponta superior. Similarmente utilize outro cotovelo de 45 graus na ponta no final do curso. Importante: realize a medida  a partir da parte superior e não da base. Porque é mais importante que o topo fique alinhado do que os primeiros cotovelos a partir da base.

Finalizando a Estrutura da Estufa

Insira então um cano conectando as duas partes, que nesta estufa mediu aproximadamente 40 centímetros cada um.

Fixe uma ripa paralela ao rodapé da estufa, centímetros abaixo do primeiro cotovelo de 45 graus. Proceda a fixação utilizando uma furadeira e um parafuso conectado com uma rosca, da mesma forma como o rodapé foi fixado nas ripas (perfurando o cano e a madeira ao mesmo tempo).

Fixe ripas de madeira nos canos externos na parte da frente e de trás da estrutura, formando uma moldura de madeira no entorno da estufa.

Reforçando a Estrutura da Estufa

Aplique ripas na transversal para reforçar a estrutura e construa uma porta utilizando a madeira, dobradiças e uma tranca simples de correr.

Instale um cano no topo da estrutura de forma a facilitar o escoamento da água da chuva. Para fixação utilize o sistema de  parafusos com porcas instalados com a furadeira.

Certifique-se que toda a estrutura está firme com a moldura de madeira no entorno. Deverá ser aplicado ripas na horizontal e transversal para melhor  sustentação.

Aplicação da Lona Plástica Agrícola

Para aplicação do plástico, faça conforme demonstramos no post anterior, clicando no link aqui.

Então sua estufa estará finalizada! Utilize grampeadores para instalar a lona plástica no entorno das molduras da parte da frente e de trás, inclusive portas e janelas. O resultado no final é excelente… hora de colher o resultado do bom trabalho!

Tutorial baseado no video Building a Greenhouse – DIY PVC Greenhouse 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *