Tela Mosqueteira ou Tela Mosquiteira: Tudo sobre Telas anti-Mosquitos

A Tela Mosquiteira é uma das Maneiras mais Simples e Segura para Proteção contra Insetos

Você sabia que a TELA MOSQUITEIRA (CLIQUE E COMPRE AQUI) é uma das maneiras mais simples e segura para proteção contra insetos? Quando desejamos nos proteger dos mosquitos, diversas opções como os inseticidas nos vêm à cabeça, porém, elas não são totalmente eficazes e uma das maneiras mais simples de resolver o problema é utilizando a tela mosqueteira.

Com o aumento da temperatura nas estações de calor e até mesmo as chuvas, os mosquitos costumam se reproduzir mais, o problema é que alguns deles são responsáveis pela transmissão de doenças, como exemplo, febre chikungunya, dengue, zika vírus e outras. Mas, o mais importante e tomar atitudes para reduzir a possibilidade destes entrarem no seu lar. Por mais, que os inseticidas auxiliem no trabalho de mantê-los distantes, que você limpe os pratinhos das plantas e não deixe água acumulada, uma das maneiras mais simples e prática de complementar os meios de proteção contra esses insetos é utilizando a tela mosqueteira.

Conheça nesse artigo o que é tela mosqueteira, quais os tipos e indicações.

mosqueteira janela
mosquiteira janela

O que é Tela Mosquiteira

Além dos repelentes que estamos habituados a utilizar, roupas de mangas e pernas longas, inseticidas e outros métodos, devemos incluir na lista de proteção, as tela mosqueteira. Também conhecidas como cortinas que podem estar presentes em berços, camas, carrinhos de bebê e etc. Até os reservatórios de água podem ser protegidos com a instalação de tela mosqueteira.

As telas mosqueteiras são materiais que evitam a entrada de insetos voadores que podem pousar nos alimentos os contaminando, além da proteção de animais como carrapatos, baratas, roedores, escorpiões, aranhas, morcegos e outros que habitam áreas afastadas do centro urbano ou até mesmo nesses locais.

As melhores telas são as laváveis, que não sofrem com as variações térmicas e danos causados intempéries climáticas (chuva, calor excessivo, ventos fortes e outros). Além, disso é importante que não possuam substâncias tóxicas, que não sejam suscetíveis a propagar fogo e evitem o aparecimento de mofo.

Principais Características das Telas Mosqueteiras

O principal objetivo das telas mosqueteiras é trazer mais segurança e tranquilidade para o nosso lar, por esse motivo é importante optar por usar esse tipo de tela no ambiente, seja nas portas, janelas e quaisquer aberturas com acesso à residência, podendo encomendar tela mosqueteira sob medida.

As telas mosqueteiras podem ser usadas em diversos tipos de aberturas, mas são indicadas para proteção de janelas e portas de quartos da casa. Nos dormitórios, enquanto aproveitamos o sono, não conseguimos ter o controle de defesa contra mosquitos e outros insetos, portanto, precisamos ter alguma forma de proteção como essas telas para ter um sono mais tranquilo.

As telas mosqueteiras são telas de proteção fabricadas a partir de alumínio e revestidas com materiais como fibra de vidro, recoberta com PVC. Independente do tipo de revestimento, nenhuma tela mosqueteira impede a passagem de ar. Em suas melhores condições e quando as telas são provindas de fornecedores e fabricantes confiáveis, as mesmas possuem uma ótima qualidade, uma alta durabilidade e alta resistência.

tela anti mosquito
tela mosqueteira

Quais os Tipos e Instalações de Telas Mosqueteira

Como podemos perceber as telas mosqueteiras são muito importantes e ajudam a proteger de forma mais segura o ambiente. As mesmas estão disponíveis em alguns tipos e o que as diferencia são as formas de instalação e aplicação.
Qualquer tipo de tela mosqueteira é adaptável a diversas cores, são discretas e não atrapalham a visualização e nem causa poluição das paisagens.

• Tela mosqueteira removível para portas e janelas

Normalmente, essa tela é encomendada sob medida e, logo após, a mesma pode ser instalada sem precisar de pregos, rebites e parafusos. A instalação é realizada através de um velcro ou encaixe que é fixado na parede. As telas de mosqueteiro móveis são práticas e fáceis de manusear, podem ser mudadas de lugar sem esforços, serem retiradas, recolocadas e etc. São confeccionadas em aço galvanizado, nylon, PVC e fibra de vidro.

• Tela mosqueteira fixa, integrada à esquadria

Esse tipo de tela é como uma “segunda folha” para janelas e portas, uma opção ideal para que o ambiente se torne mais prático e harmônico, pois, poderá ser aberto e fechado, de acordo com as suas necessidades. Você pode contar também, com a possibilidade de utilizar a tela recolhível, um modelo de enrolar.

• Tela mosqueteiro deslizante

A tela mosqueteira é perfeita para proteção contra insetos em espaços como varandas, terraços e jardins que tenham no ambiente, grandes portas envidraçadas. As telas mosqueteiras deslizantes movem-se ao longo de guias superiores e inferiores, com uma ou duas pistas. As dimensões máximas das folhas da tela podem chegar a 2000 x 2500 m. Com diversos tipos de telas mosqueteiras deslizantes disponíveis de acordo com a necessidade do cliente.
Dependendo da altura necessária é possível localizar perfeitamente as telas mosqueteiras em termos de localização de montagem e funcionalidade, eles também são adaptáveis a todos os tipos de portas e janelas e não limitam a visibilidade de paisagens ou passagem de ar.

• Tela mosqueteiro plissada

Uma tela mosqueteira plissada é uma das melhores opções para ambientes onde encontramos grandes portas envidraçadas, como exemplo, em pátios e terraços. A estrutura desse tipo de tela mosqueteira é modular e permite que a mesma seja montada em sistemas de folhas únicas ou duplas. Depois de realizar a dobra, as redes plissadas ficam totalmente escondidas nos perfis de alumínio, porém, quando a mesma está dobrada, ocupa um pouco de espaço.

• Cortinas mosqueteiras

As cortinas são telas mosqueteiras em poliéster que possui sistemas de fechos magnéticos. Os fechos promovem o fechamento automático dos lados da cortina depois que o corpo passa sobre a mesma. As cortinas mosqueteiras são fixadas com velcro dupla face, mas também podem ser penduradas de formas simples e presas às laterais de janelas e portas.

telas mosqueteiras
telas mosquiteiras

Principais Recomendações sobre a Tela Mosqueteira

Algumas das principais recomendações sobre as telas mosqueteiras é que se as janelas ou portas de sua casa tiverem venezianas ou persianas, as telas devem ser aplicadas nas próprias, pois é mais funcional e discreto. Nas portas de correr, você pode criar uma espécie de segunda porta que será a tela mosqueteira, sendo de correr também, assim terá a opção de usá-la ou não.

Nos demais casos de outros tipos de portas e janelas, será preciso consultar um profissional para explicar qual a melhor forma de instalar as telas mosqueteiras em sua residência.

Realizar a instalação da Telas Mosqueteira é difícil?

Instalar as telas mosqueteiras pode ser um pouco complicado se não houver uma estrutura preparada na esquadaria de portas e janelas. Na falta dos trilhos que seguram as folhas da tela mosqueteira (seja deslizante ou de encaixe) será necessário realizar a construção de uma base para suporte de janela, sendo que a mesma deve ser fixada utilizando parafusos, para evitar que a fita de vedação e a moldura de alumínio não sejam danificadas.

O maior desafio ao instalar a tela mosqueteiro é de fato as janelas, na maioria dos casos, pois as mesmas não possuem esquadros perfeitos. O que permite que seja feito sempre o trabalho manual, o acabamento tende a deixar um dos lados maiores que o outro. Nesses casos, o indicado é comprar a tela mosqueteira removível, para poder ter as partes e realizar uma montagem fazendo as adaptações que forem necessárias.

Confira a seguir um exemplo de instalação de tela mosqueteiro com velcro em janela:

Como Instalar Tela Mosqueteiro com Velcro na Janela

Esse é um tipo simples de tela mosqueteira que pode ser instalados em janelas de forma simples e prática. Como mencionado anteriormente, as telas mosqueteiros são eficazes na proteção contra a entrada de insetos, roedores e quaisquer bichos que possam entrar na casa, sem impedir a visibilidade e entrada de ar fresco. As mesmas podem ser compradas em diversas cores.
Você encontrará as telas mosqueteiros com velcro, disponíveis no mercado com os mais variados tipos de materiais, como exemplo, tela mosqueteiro de tule ou até mesmo alumínio, as cores vão do branco até os tons mais escuros e chamativos.
Ao contrário das telas mosqueteiras para portas, as redes confeccionadas para janelas possuem uma única peça. As técnicas de aplicação das telas mosqueteiras para janela são variadas, mas a seguir ensinaremos como instalar uma tela com velcro.

Materiais necessários para instalação de tela mosqueteira em janelas

Material de limpeza para janelas e superfícies de contato
• Fitas de velcro autoadesiva
• X-ato
• Tesoura
• Tule ou outro tipo de material para tela mosqueteira

Você pode comprar a tela pronta, essa é uma maneira simples de fazer a sua própria tela mosqueteiro.

Como fazer a Tela Mosqueteiro com Velcro

A tela mosqueteira deverá ser fixada ao caxilho exterior de sua janela utilizando as tiras de velcro, algo que deixará a sua instalação simples e prática. Instalar a tela mosqueteira utilizando fitas de velcro irá lhe proporcionar maior versatilidade. Essas telas são indicadas para qualquer modelo de janela e são muito simples de mantê-las, uma vez que, podem ser removidas de forma prática para realizar a limpeza ou serem trocadas. A fita autoadesiva de velcro pode ser removida e não deixa marcas nos caixilhos de PVC, madeira e na maioria dos casos, alumínio.

Antes de realizar a instalação de sua tela mosqueteira com velcro, não se esqueça de realizar a limpeza na superfície de contato da janela. A mesma deve estar limpa, sem vestígios de gordura e umidade, além de seca. O ideal é utilizar produtos limpa-vidros ou lava-tudo para remover qualquer sujidade sem ter dificuldade.

O mesmo serve para o tamanho da tela, primeiro é necessário tirar as medidas para saber qual o tamanho das fitas de velcro será utilizado. Tirando as medidas, também, do material escolhido para ser utilizado como rede, mas deixe uma folga extra de cada lado.

Instalação da Tela Mosqueteira

A fita de velcro já medida, deve ser colocada no encaixe interno da moldura até os cantos de sua janela, pressionando depois a rede para que seja aderida ao velcro. É preciso ter cuidado para que sua tela mosqueteira fique lisa e plana, sem a presença de dobras e rugas. Depois de ter fixado bem a tela à fita de velcro, será preciso cortar o excesso do material com um x-ato.
As telas mosqueteiras de velcro podem ser comprada sob medida se preferir e a forma de instalação será muito parecida, basta aplicá-la à janela previamente limpa e seca.

Como Escolher a Tela Mosqueteira ideal?

Um dos últimos e mais importantes passos é escolher o tipo de tela mosqueteira ideal pra você. Se for construir, uma das melhores opções seria optar pelas esquadarias com telas mosqueteiras integradas. Mas, se as suas janelas e portas já forem instaladas é necessário analisar a possibilidade de serem instaladas as folhas adicionais, ou, até mesmo, as telas mosqueteiro removíveis, pois será um investimento que compensa mais.

Agora, caso deseje ter proteção, mas com baixo custo, as telas mosqueteiro com velcro ou com sistemas de prender semelhantes, possuem preços mais baixos e são ótimas opções.

Mesmo que realize as instalações de redes mosqueteiras é importante lembrar que os mosquitos e outros insetos são pequenos e podem passar por pequenas frestas, portanto, é necessário realizar a vedação embaixo das portas e que procure outros vãos que facilite a passagem dos mesmos, como exemplo, as aberturas de janelas venezianas.

Como podemos observar, não existem segredos para proteger o seu lar dos insetos e torna-se mais fácil e prático proteger a casa com telas mosqueteiras, pois não corremos riscos desnecessários e ainda evitamos que os outros corram o mesmo. Além disso, não é preciso continuar utilizando produtos químicos que fazem mal à saúde para repelir insetos.

Seja qual for o tipo de tela mosqueteira escolhido, você pode comprar as mesmas sob medida por valores acessíveis. Além disso, não é preciso se preocupar com a interferência da mesma na arquitetura e estilo do ambiente, pois existem telas de diversos modelos e cores que podem ser adaptadas ao seu lar. As mesmas não atrapalham a visibilidade nem a passagem de ar, isso é comprovado. Você terá apenas benefícios, instalando as telas mosqueteiras em sua residência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *