Cabo Flexível – Quais as Suas Especificações e Indicações de Uso

Cabo Flexível – Quais as Suas Especificações e Indicações de Uso

Cabo flexível: Quais as suas especificações e indicações de uso? Confira aqui o que precisa saber antes de comprar e instalar este material.

O cabo flexível é um dos condutores de energia mais utilizado, no entanto, para instalar esse material ao realizar uma reforma ou construção, é preciso saber quais as suas especificações e uso indicado. Uma vez que, os materiais de condução elétrica são essenciais para o perfeito funcionamento do sistema de energia.

Apesar de ser comum que profissionais da área, como engenheiro elétrico e técnico eletricista realizarem a compra do cabo flexível ou fio elétrico, não significa que seja uma tarefa restrita apenas a eles, pois o proprietário do imóvel pode comprar os materiais, desde que tenha em mente quais os critérios devem ser avaliados no momento da compra de acordo com o projeto.

cabo elétrico
fio elétrico

Realizar a compra do cabo flexível de forma inadequada pode resultar em prejuízos e problemas de segurança ao ser instalado incorretamente.

Confira a seguir quais as especificações do cabo flexível e suas indicações de uso:

Especificações e indicações de uso do cabo flexível

O cabo flexível é um material fabricado a partir de fios de cobre entrelaçados na parte interna, isolamento de PVC com espessura entre 750V a 1000V, indicado para uso em instalações industriais simples, comerciais, residências, máquinas, entre outros.

A capacidade de condução do cabo flexível é alta, pois resiste as mais altas tensões, além de ser um material bem maleável perfeito para ser passado em tubulações e sistemas que necessitem de fios dobráveis e que realizem curvas com facilidade, sem romper ou causar problemas na instalação, como exemplo, a interrupção da corrente elétrica.

Para escolher a espessura ideal do cabo flexível para o seu projeto, basta considerar a especificação de espessura, a qual define que: “quanto maior a espessura do isolante PVC, maior a resistência do material”. Por exemplo, a espessura de 1000V é utilizada em instalações energia elétrica industrial, as quais necessitam de maior resistência de tensão elétrica.

Como o cabo flexível é maleável, ele desliza facilmente pelos eletrodos, sendo mais simples de manusear, o que é essencial para projetos que necessitem desse tipo de material.

Ao realizar a busca por cabo flexível em lojas físicas ou online de materiais para construção, você encontra diversas opções de cores e tamanhos. Em relação ao tamanho, encontramos as famosas “bitolas” que são cabos com tamanhos entre 1mm² a 300mm². O tamanho ideal vai depende das necessidades do seu projeto de instalação de energia elétrica.

Em relação as cores, encontramos cabo flexível e fio elétrico azul, vermelho, verde, branco, amarelo e cinza. Sempre devemos levar em consideração que o azul é o fio neutro, verde fio de proteção – fio terra, amarelo, vermelho, branco e cinza são utilizados para diferenciar as fases da rede elétrica.

cabos elétricos
cabo elétrico

Cabo flexível PP e paralelo

O cabo flexível PP é usado em aparelhos profissionais como furadeira, parafusadeira, entre outros, e eletrodomésticos como aspirador de pó, maquina de lavar, etc., além disso, seu uso também está presente em mercado automotivo.

Esse tipo de cabo é fabricado a partir de fios de cobre com isolamento em PVC, podendo conter mais de duas camadas, são altamente seguros e resistentes.

Já o cabo flexível paralelo possui a mesma composição, mas é mais utilizado em aparelhos de pequeno porte, como exemplo, lustre, abajur, aparelho portátil, etc.

Ao realizar a compra do cabo flexível é importante verificar se o mesmo possui o selo do INMETRO e especificações do material em sua embalagem. Caso tenha dúvidas, sempre procure assistência de um vendedor do estabelecimento ou atendente da loja virtual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *